Equipe Baja de Galpão vai competir nos EUA e em São Paulo

A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participará de duas competições nos próximos meses. A primeira é o 27º Baja SAE Brasil, que reunirá 68 equipes participantes de todo o País de 20 a 24 de abril, na Fatec de São José dos Campos (SP). Já de 2 a 5 de junho a equipe desembarcará em Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos, para o Baja SAE International.

Na Unisc, o projeto é coordenado pelo professor Fernando Sansone, do Departamento de Engenharias, Arquiteturas e Ciências Agrárias. Ele explica que os alunos projetam e executam a fabricação de um monoposto off-road e competem entre universidades e seus protótipos no mundo todo. “Desenvolvemos nosso protótipo com o uso do que há de mais recente em inovações tecnológicas, para construirmos um carro com grande competitividade e visibilidade nas competições em que for participar”, ressalta.

LEIA MAIS: Unisc vai realizar testes de Covid-19 em 540 estudantes

Publicidade

Sansone enfatiza que o projeto se divide em três áreas: projeto, mecânica e administrativo. “É preciso levar em consideração que elas trabalham juntas para alcançarmos nossos objetivos como equipe. A evolução, presente no carro atual frente aos seus precursores, é mais difícil de ser feita agora. A competição é também mais trabalhosa, uma vez que atingimos o topo das competições no Brasil, e melhorar um bom projeto é um grande desafio. Ainda consideramos que nossos concorrentes não ficarão parados”.

Para a temporada 2022, a equipe trabalha para se tornar a melhor da região Sul e estar entre as três melhores do País. “Já atingimos isso ao nos consagrarmos campeões nacionais em 2020, assim garantindo uma das três vagas para participar da etapa mundial de Baja SAE neste ano”.

LEIA MAIS: Unisc renova convênio com universidade alemã

Publicidade

Saiba mais

O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia. Ele oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação ao mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção e projeto detalhado até construção e testes. Além de ser um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.

O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Então faça parte do nosso canal no Telegram! O serviço é gratuito e muito fácil de usar. Se você já tem o aplicativo, basta clicar neste link: https://t.me/portal_gaz. Se ainda não usa o Telegram, saiba mais sobre o app aqui e veja como baixar.

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.