A equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) repetiu o resultado de anos anteriores e carimbou, no último fim de semana, o passaporte para o mundial da modalidade, que será realizado nos Estados Unidos, em 2025. A vaga foi conquistada a partir da quarta colocação no 29º Baja SAE Brasil, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São José dos Campos, entre os dias 20 e 24 de março. A Baja de Galpão já venceu a etapa nacional em 2021 e disputou o mundial em 2022.
No 29º Baja SAE Brasil, a equipe santa-cruzense venceu nas categorias de melhor desafio técnico, melhor apresentação de projeto dinâmico e melhor design e ergonomia. Na prova do enduro, contudo, uma quebra de suspensão provocou a perda de quase 25% do tempo total.
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Por se tratar da etapa que valia mais pontos, o problema mecânico custou a liderança geral da competição. A Baja de Galpão conseguiu acesso ao mundial por meio do regulamento, visto que a Fundação Educacional Inaciana (FEI), de São Paulo, conquistou o primeiro e o terceiro lugar com suas duas equipes.
Segundo o coordenador da equipe e professor do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc, Fernando Sansone, a meta era conseguir a classificação para o mundial. “Nesta edição a novidade foi a chuva, que não deu trégua nos dois últimos dias e exigiu muito mais do carro”, observa. Ele explica que só são aptos a uma vaga no Baja SAE Internacional os veículos com tração integral (4×4), e estes eram apenas nove dos 54 participantes da etapa brasileira.
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O local e as datas do mundial ainda estão indefinidos, mas é certo que a Baja de Galpão terá cerca de um ano para projetar e construir o veículo que será usado. Algumas das melhorias necessárias já identificadas são nos sistemas de suspensão e tração.
“Esperamos poder representar muito bem a Unisc e cumprir com a nossa meta de ficar entre os dez melhores.” Um dos grandes desafios, contudo, será angariar os recursos para custear a viagem e hospedagem. “Contamos com o apoio da nossa comunidade e de todos que acreditam no nosso potencial.”
O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes dos cursos de Engenharia. Oferece a possibilidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando aprimorar a preparação para o mercado de trabalho.
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Ao participar, o acadêmico se envolve com um caso real de desenvolvimento de veículo off-road, desde a concepção e projeto detalhado até construção e testes. Além de tudo isso, é um grande cartão de visitas para o ingresso no mercado de trabalho.
Conforme Sansone, é a chance de o aluno aliar o melhor do ensino da Engenharia com a necessidade de um perfil de formados que atende às demandas do mercado. A procura por esses profissionais é tão grande que sobram oportunidades. “Não conseguimos suprir a demanda de vagas para os bajeiros que as empresas nos solicitam.”
O modelo Baja foi criado a partir dos veículos off-road que disputavam provas de rali no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. Trata-se de um veículo monoposto do tipo gaiola, com quatro rodas, projetado para trafegar nos mais variados tipos de terreno e idealizado para disputas esportivas.
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