Em 15 dias deve estar finalizada a instalação de uma estação hidrometeorológica no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. O equipamento, conforme o coordenador da Defesa Civil do município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, vai trazer informações precisas sobre as condições climáticas e alertar moradores sobre possibilidade de enchentes.
Segundo Barbosa, nessa terça-feira, 6, começou a instalação do poste onde ficará a estação, na Rua Irmão Emílio. “Esse equipamento vai proporcionar para a Defesa Civil um acompanhamento constante, 24 horas por dia, do comportamento do clima, na questão de chuva, temperatura, umidade do ar e nível do Rio Pardinho”, explicou o coordenador.
LEIA TAMBÉM: Veja como receber alertas de temporais no seu celular
Publicidade
De acordo com Barbosa, atualmente a Defesa Civil precisa coletar essas informações com vistorias presenciais às margens do Rio Pardinho. Ele explicou que a partir da instalação do equipamento, as famílias interessadas poderão se cadastrar para receber alertas sobre enchentes.
“Será feito o cadastramento de todas as pessoas que residem não só na Praia dos Folgados, onde são em torno de 108 residências, aproximadamente 430 pessoas, mas também o pessoal que mora dentro do Bairro Várzea.”
Conforme o coordenador da Defesa Civil, o contrato entre a Prefeitura e a empresa GPStech para instalação da plataforma de coleta de dados foi assinado na última semana. O investimento, segundo Barbosa, é de R$ 13 mil, feito pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esportes do município.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Liberada consulta de FGTS a atingidos pela enchente
Prejuízo com enchente ultrapassa R$ 800 mil na área da agricultura