Uma vida em família dedicada à criação artística é a síntese da nova exposição que a Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, hospeda desde essa sexta-feira. E é também a primeira oportunidade em que o artista, Gustavo Matte Giacoboni, vem à cidade (esteve presente à cerimônia de abertura, na sexta à noite, e permanece na cidade neste sábado). Aos 44 anos, nunca tinha vindo a Santa Cruz do Sul, embora admita que muito tinha ouvido falar dela (“e bem”, como diz). E, no final das contas, as suas telas chegaram antes dele, pois desde o início da semana foram sendo instaladas no salão térreo do prédio.
LEIA MAIS: Casa das Artes inaugura mostra de Gustavo Giacoboni nesta sexta-feira
Gustavo atua efetivamente no universo artístico há mais de duas décadas, ou, mais exatamente, desde 1999, como refere. É filho de renomada artista plástica, Chloé Giacoboni, natural de Encantado e radica da em Porto Alegre, onde cumpre trajetória referencial nas artes plásticas. Com a mãe artista e o pai do ramo bancário, Gustavo e seu irmão mais velho, Daniel, se renderam ao convite do ambiente de expressão cultural da mãe. Daniel é restaurador de arte, com aperfeiçoamento feito em Florença, na Itália, e administra uma galeria na capital gaúcha.
Publicidade
Já Gustavo, por volta dos 20 anos, começou a se sentir mais e mais vocacionado para também pintar. “A minha primeira tela, curiosamente, vendi apenas duas horas depois de expô-la”, comenta. Dona Chloé ministra aulas em seu ateliê para outros aprendizes, mas Gustavo foi se vendo direcionado para essa área de forma autodidata. Tem no abstrato a sua via de expressão, mas explora elementos como os cavalos e a paisagem urbana, novamente sem focar em alguma cidade específica.
E são essas as temáticas que se salientam nas 19 telas na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz, marcadas por uma dimensão maior, na mostra Equilíbrio Distante, que fica no local até o dia 14 de setembro. “Acredito que são telas que podem ser do interesse de quem queira aproveitá-las na decoração de salas mais amplas ou fazer uma composição específica, devendo atrair a atenção de decoradores, arquitetos ou mesmo colecionadores”, frisa. Todas as obras estão à venda, com tabela de investimentos em poder da equipe de atendimento na Casa das Artes.
A vinda da exposição de Giacoboni à cidade foi viabilizada e mediada por Danúbio Zitzmann, hoje responsável pela
agenda de mostras junto à Associação Pró-Cultura. Gustavo afirma que, com exceção de Caxias do Sul, onde suas telas já costumam estar disponíveis em galeria, ele ainda não havia apresentado sua obra no interior gaúcho, e que a iniciativa de vir a Santa Cruz é boa oportunidade de interação e de obter visibilidade para seu trabalho junto à comunidade regional.
Publicidade
Em outubro, também terá projeção internacional, com quatro telas integradas à Expoarte, que acontecerá em Nova York, de 28 a 31 do mês. Assim, o público que for conferir a mostra na Casa das Artes Regina Simonis pode ter uma panorâmica da obra de um artista que, como salienta, produz diariamente, e que já firma seu nome no País e no mundo.
SERVIÇO
O QUÊ: exposição Equilíbrio Distante, de telas do artista plástico porto-alegrense Gustavo Giacoboni
ONDE: na Casa das Artes Regina Simonis (Marechal Floriano, esquina com Júlio de Castilhos), em Santa Cruz do Sul
QUANDO: a abertura foi nesta sexta-feira, e a mostra fica no local até o dia 14 de setembro
VISITAÇÃO: de terças a sextas-feiras, das 13h30 às 17h30; e aos sábados, das 10 às 14 horas
PROMOÇÃO: Associação PróCultura, com apoio de ClipGraffite e Tauris Design Logos. A entrada é gratuita, e todas as telas estão à venda.
INFORMAÇÕES: fone (51) 3056 2086
LEIA MAIS: Casa das Artes Regina Simonis sedia oficina de tear decorativo neste sábado
Publicidade
This website uses cookies.