Após 18 meses, o maior evento de corridas dos Vales está de volta, cercado de expectativa pelos participantes. No próximo dia 26, a Gazeta Grupo de Comunicações organiza a 14ª Rústica Estadual e a 3ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul.
Em 11 anos do setor de Eventos Esportivos, o gestor Alexandre Cruxen vai encarar o maior desafio. O staff projeta a participação de até 600 atletas, do Estado e até mesmo de fora. “A pandemia está recuando, cada dia mais, principalmente pelo avanço da vacinação. Para o evento, queremos fornecer toda a segurança ao atleta que, em contrapartida, deverá respeitar os protocolos estabelecidos”, explica.
A realização é da Gazeta Grupo de Comunicações, com promoção da Rádio Gazeta FM 107,9, patrocínio do Município de Santa Cruz, Unisc e Centro Radiológico Radson e apoio do Grupo Escoteiro Santa Cruz, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), Germani Alimentos, Matéria Prima Suplementos e Previna Clínica de Fisioterapia. Todos os detalhes, como regulamento e mapas das provas, podem ser encontrados no site eventosesportivos.gaz.com.br.
Entrevista: Alexandre Cruxen
Gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações
- Como está a expectativa do evento sob novos protocolos?
- Traçar novos protocolos, obedecer às regras e montar um evento deste tamanho é um desafio enorme. Tivemos um teste no Estação Gazeta (junho/julho), em que fomos bem mais rígidos em nossos protocolos e tivemos uma resposta exemplar de todos os atletas. Nesta edição, teremos 30 pessoas do staff da Gazeta, 22 pessoas do staff do Grupo Escoteiro Santa Cruz, 20 pessoas de uma empresa contratada para distribuição de água nos pontos de hidratação, fiscais de trânsito e 70 homens do efetivo do 7º BIB, agregando um número significativo de pessoas para dar suporte aos atletas no dia.
- O evento terá protocolos sanitários de segurança novamente?
- Sim. Como estamos com uma porcentagem significativa em relação ao número de imunizados com a primeira dose no Estado, isso trouxe esperança e um tipo de segurança ao atleta que fará a inscrição. Mesmo assim, já divulgamos os protocolos e estamos reforçando a importância ao atleta de que sejam respeitados. Com certeza, irão ajudar no êxito do evento.
- Este ano, a retirada do kit atleta acontece somente no dia anterior ao da prova. Por quê?
- Tentamos nos espelhar em eventos de médio e grande porte, patamar que a Rústica e Meia Maratona de Santa Cruz atingiu. Em todas essas provas, a entrega do kit atleta acontece antecipadamente. Aqui, a entrega dos kits que possuem (dependendo da prova) sacolinha, camiseta, máscara, número de peito, joaninhas, chip eletrônico e medalha de participação acontece somente no dia 25, sábado, das 9 horas às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, no Radson Estação (Rua Ramiro Barcelos, 1.401). A entrega ocorre um dia antes para o atleta conferir nome, categoria e prova. Se existir algum erro, podemos alterá-lo ali mesmo. No dia do evento, teremos o staff todo voltado à largada, organização das baias com os atletas em suas provas e demais suportes ao atleta. Se o atleta for de fora, temos um documento de autorização no site, para download, para que uma outra pessoa identificada possa fazer a retirada.
- Quais serão os protocolos da 14ª Rústica e 3ª Meia Maratona?
- Quanto ao aquecimento, alongamento e largada, os atletas devem se apresentar no máximo com uma hora e no mínimo com 30 minutos para poder identificar sua ‘baia’ de largada, conferir trajeto e tirar dúvidas. Teremos, em locais específicos, álcool gel para desinfecção das mãos e, até a largada, o uso da máscara é obrigatório. As largadas acontecem a partir das 7 horas, com a prova de 20,5 km (3ª Meia Maratona), 7h02 com a prova de 10 km, 7h04 com a prova de 5 km e 7h06 com a prova de 3 km (todas essas da 14ª Rústica). A largada da prova dos menores acontece às 9 horas com 2,4 km e 9h03 com 1,6 km.
- Teremos carro madrinha para as provas de 20,5 km, 10 km e 5 km; uma ambulância seguirá o último atleta nessas provas e o balizamento dos cruzamentos ficará sob responsabilidade do 7º BIB. No carro madrinha da 3ª Meia Maratona teremos uma pessoa do staff. Nas principais esquinas de mudança de trajeto, teremos sinalizadores do Grupo Escoteiro Santa Cruz. Para a Meia Maratona, no retorno do Distrito Industrial, teremos repositores energéticos e a cada 2 km um ponto de hidratação, com staff orientado a ‘não alcançar’ os copos de água, ou seja, o próprio atleta deve pegar seu copo. Após a prova, faremos o recolhimento dos copos descartáveis.
- Para a Rústica, teremos um ponto de hidratação no km 3 (perto do Ginásio Poliesportivo) e na passagem dos 10 km (no QG central). Teremos água também no QG central, assim como distribuição controlada pelo staff de biscoitos da Germani Alimentos. A Clínica de Fisioterapia Previna irá trabalhar no recovery dos atletas após as provas e/ou em algum caso de lesão e a Matéria Prima, com distribuição de repositores energéticos. Teremos no QG central a ambulância da Unimed VTRP, para suporte aos atletas na chegada. Teremos dois banheiros no Parque da Oktoberfest e dois banheiros químicos distribuídos no QG central do evento.
- Teremos sonorização do evento e a participação do DJ Dru, da comunicadora Aline Silva e do narrador esportivo e gerente das Rádios Leandro Siqueira. Teremos uma empresa especializada em fotos esportivas, que irá disponibilizar o site para adquirir as fotos. Todo atleta estará coberto com um seguro especial, durante a sua prova. O controle do tempo com chips eletrônicos será da Martelli Assessoria.
- Como será a premiação dentro dos novos protocolos?
- Na categoria Geral, os troféus estarão envoltos em papel plástico e serão disponibilizados em uma mesa, ao lado do pódio. O atleta chamado se dirige à mesa, pega o troféu da sua classificação e sobe ao pódio para fotos. As medalhas das categorias estarão ensacadas individualmente, assim como no caso dos troféus. O atleta é chamado, dirige-se à caixa de medalhas da sua classificação, pega e vai ao pódio para as fotos. Teremos pessoas do staff para dar suporte, usando luvas e máscaras.
- Devo usar a máscara durante a prova?
- Não. O uso da máscara será obrigatório na largada da sua prova e, depois, quando chegar, após a sua hidratação e na espera do cerimonial de premiação.
- Esta edição está batendo o recorde de participantes?
- Por incrível que pareça, sim! Mesmo com todo o acontecimento pandêmico de 2020/2021, batemos nosso recorde, com 603 inscritos. Teremos 200 (20,5 km), 93 (10 km), 122 (5 km), 86 (3 km), 86 (2,4 km) e 39 (1,6 km).
- Mais informações a repassar aos atletas?
- Solicito aos atletas a maior compreensão e paciência, pois estamos retomando os eventos esportivos presenciais e isso requer planejamento e executar os protocolos divulgados. Os atletas devem se manter sempre do lado direito da pista. Durante boa parte do trajeto da 3ª Meia Maratona, os atletas poderão fazer uso da ciclovia do Arroio Grande e do Distrito Industrial. Lembro que o único staff autorizado a ‘sinalizar’ a direção da prova serão os escoteiros. E que não é preciso se preocupar em jogar no chão os copinhos plásticos, pois teremos um staff somente para o recolhimento. O descarte dos copos e demais materiais no QG deve ser feito em latões de lixo espalhados pelo local. Retirada do kit atleta somente no dia 25. Desejo uma boa prova a todos atletas.
LEIA TAMBÉM
Naiara SilveiraJornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.