O professor português Hugo Lopes Farias vai ministrar uma disciplina na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A aula sobre Arquitetura da Habitação faz parte da pós-graduação Qualidade do Ambiente Construído: Projeto, Estratégias e Métodos, e será oferecida também na forma de curso de extensão. A oportunidade é voltada para graduandos dos cursos de Arquitetura e Engenharia, arquitetos/urbanistas, engenheiros civis e áreas afins.
Conforme a coordenadora da pós-graduação, professora Alessandra Gobbi Santos, o objetivo do curso é complementar a graduação na temática de projetos residenciais unifamiliares e plurifamiliares, além de conhecer casos de habitação coletiva portuguesa. “Na nossa prática profissional, lidamos muito com o projeto de arquitetura. Elegemos nesta pós os melhores mestres em cada temática para trazer. São especialistas com material voltado para a qualidade dos projetos e o bem-estar das pessoas que usam desde um edifício até os espaços da cidade”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Unisc promove segunda edição da Feira de Ciências em outubro
Publicidade
A oportunidade é válida, segundo Alessandra, principalmente para os profissionais que não teriam tempo disponível para fazer toda a pós-graduação. “Os colegas arquitetos e engenheiros têm muito trabalho e não conseguem fazer um ano da pós, mas podem fazer só aquela aula. O mercado está muito aquecido em Santa Cruz e região, então eles podem cursar essa disciplina que traz exemplos da Europa, de boas práticas que deram certo em Portugal.”
O curso terá carga de 24 horas e as vagas são limitadas. As matrículas podem ser feitas até esta terça-feira, 10, pela internet e até a próxima sexta-feira, 13, na Central de Atendimento, no bloco 5 da Unisc. O investimento é de R$ 717,00, com possibilidade de pagar em quatro vezes. Há desconto de 10% para quitação à vista, para funcionários técnico-administrativos e docentes da Unisc, Cepru, Educar-se, Hospital Santa Cruz, estudantes e egressos da universidade ou maiores de 60 anos, e também para associados do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Unisc inscreve para mestrados
Publicidade
Entrevista – Hugo Lopes Farias, arquiteto e professor
Professor, como surgiu a oportunidade de ministrar a disciplina aqui em Santa Cruz do Sul?
A oportunidade para participar na lecionação do curso de especialização em Qualidade do Ambiente Construído na Unisc surgiu por meio da professora Alessandra Gobbi Santos. A professora Alessandra está neste momento concluindo o seu doutoramento em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Faul), sob minha orientação, e dos professores Edson Mahfuz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Fernando Moreira da Silva (Faul). No curso de doutoramento da Faul, de que sou coordenador, leciono a disciplina de Arquitetura da Habitação. Foi da conjugação desses fatores que surgiu a possibilidade de vir a Santa Cruz do Sul lecionar um módulo sobre Arquitetura Habitacional – a minha principal área de ensino e de pesquisa – no contexto do curso, trazendo a minha experiência de Lisboa, de Portugal e da Europa, para enriquecer a formação dos alunos do curso, abrindo outras formas de ler, analisar, debater e responder a problemas que todas as cidades partilham: como pensar, projetar e construir melhor habitação, resultando, também, em melhores cidades.
Quais os principais assuntos que serão abordados em Arquitetura da Habitação?
Publicidade
A disciplina começa por realizar uma breve contextualização teórica aos principais conceitos que irão ser, posteriormente, aprofundados: o habitar, a habitação, a casa e a importância da casa e da habitação para o ser humano, para a Arquitetura e para a cidade.
Em seguida, aprofundam-se as questões da tipologia do edifício habitacional, percorrendo-se uma proposta de classificação tipológica da habitação, unifamiliar e plurifamiliar, e refletindo sobre a relação entre tipologia do edifício e morfologia da cidade.
Um terceiro módulo aborda o processo de racionalização da concessão do projeto habitacional, desde as primeiras décadas do século 20 até a contemporaneidade, para se compreender a estrutura e disposição espacial que hoje determinam em grande medida a produção do espaço habitacional, em quase todo o mundo ocidental.
Publicidade
Parte-se depois para uma reflexão sobre a arquitetura habitacional contemporânea, abordando-se uma série de princípios, estratégias e propostas que procuram ultrapassar os modelos habitacionais vigentes – em grande parte já ultrapassados. São propostas fundadas nos conceitos de flexibilidade, adaptabilidade e desierarquização espacial, que procuram alcançar um habitar mais versátil, mais adaptado aos habitantes, mais diversificado e mais aberto à transformação do espaço e ambiente, para o presente e para o futuro.
O quinto módulo apresenta uma breve história da arquitetura habitacional da cidade de Lisboa, procurando focar alguns dos seus momentos-chave e dos seus projetos e obras mais paradigmáticos. Nesse módulo, procura-se abordar casos de boas práticas de desenho urbano e de projeto de habitação.
No último módulo da disciplina, iremos dar a palavra aos alunos, para que apresentem o trabalho de pesquisa desenvolvido nesse âmbito, e finalizaremos com um debate sobre todos os temas abordados durante o curso.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Escola de Música da Unisc está com as inscrições abertas
Na sua opinião, qual a importância dessa troca entre Portugal e Brasil, para que profissionais daqui conheçam as boas práticas da Europa e possam adaptá-las a seus trabalhos?
A possibilidade de partilha de conhecimento e experiências entre o Brasil e Portugal é sempre um enorme enriquecimento para todos os participantes, tanto para quem vem ensinar como para quem vem aprender. No caso específico das matérias e assuntos da disciplina, as influências entre a arquitetura brasileira e a portuguesa são uma constante ao longo do tempo histórico e, em particular, a partir do século 20, nas duas direções. Assim, se, por um lado, a disciplina vai se centrar na partilha de boas práticas e exemplos notáveis decorrentes das experiências europeias – que, pensamos, podem contribuir para o debate da melhoria da qualidade do ambiente construído da habitação, do espaço público e da cidade –, também a troca de experiências com os professores da Unisc e com os alunos do curso resultará certamente em momentos de aprendizagem e de reflexão que virão enriquecer a minha compreensão do fenômeno da habitação.
Conheça o docente
O professor doutor Hugo Lopes Farias é arquiteto e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Faul), coordenador do curso de doutoramento em Arquitetura e membro efetivo no Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Ele é investigador permanente do Centro desde 2011, sendo responsável por três linhas de pesquisa: A Casa – Experimento e Matriz, a Casa na Arquitetura Portuguesa dos anos 50 e 60 do século XX; Habitar Contemporâneo – Princípios e estratégias de projeto, novos modelos para novos modos de habitar; e Intervenção sobre o Patrimônio Arquitetônico – Princípios e Estratégias.
Desenvolve investigação nas áreas da arquitetura portuguesa e europeia do século 20, enfocando sobretudo a arquitetura da habitação, desde a segunda metade do século 20 até a contemporaneidade; sobre o habitar contemporâneo, habitação coletiva, de interesse social e habitação unifamiliar; e na área da conservação, reabilitação e intervenção arquitetônica sobre conjuntos ou edifícios patrimoniais.
LEIA TAMBÉM: Unisc recebe inscrições para cursos em Marketing e Vendas
Programação
- Sexta-feira, 13: 18h30 às 22 horas, aula remota
- Sábado, 14: 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, aula remota
- Sexta-feira, 27: 18 horas às 22 horas, aula presencial
- Sábado, 28: 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, aula presencial
- Local: sala 408, bloco 04 da Unisc
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!