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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

ENTREVISTA: encontro virtual debate o varejo nesta terça-feira

A edição de novembro do Café Empresarial Online da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul será realizada nesta terça-feira. Com o tema “Percepção de preço no varejo. Como criar uma imagem de preço baixo sem prejudicar sua margem”, o evento será realizado às 10h45 com transmissão pelo Instagram @aci_scs. O encontro será conduzido pela vice-presidente de Comércio da ACI e especialista em Marketing, Elisa Trinks, e tem patrocínio do BRDE, Unisc e Gazeta Grupo de Comunicações, com o apoio da Padaria Pritsch.

O convidado desta edição é o especialista em varejo Michel Jasper, influenciador de varejo do Linkedin na atualidade. Mentor de empresários e gestores na área, Jasper é fundador da AMO Varejo, a maior plataforma de recrutamento e seleção para varejo do Brasil. No bate-papo virtual, ele vai compartilhar seus conhecimentos com empresários e profissionais da região.

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Com mais de 17 anos de experiência, com foco na área operacional, comercial e de gestão de equipes, Jasper atua como palestrante e instrutor. Mentor de empresários e gestores, tem mais de 185 mil seguidores na plataforma Linkedin. Segundo ele, a conversa vai incluir as técnicas que empresas varejistas usam para vender com mais rentabilidade. “Vamos explicar desde técnicas de exposição, passando por comportamento de compras e precificação, tudo isso aplicado ao varejo de forma geral.”

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ENTREVISTA
Michel Jasper

Especialista em varejo

GAZETA – Qual a importância de os empresários repensarem as suas práticas durante este período de pandemia e dificuldades financeiras? JASPER – Mais do que nunca é necessário fazer a gestão do seu negócio. Entender como o cliente compra e se comporta é fundamental para ter melhores resultados. A frequência de compra caiu muito, os hábitos e produtos que os clientes consomem mudaram. Se você não olhar para o ponto de venda de forma estratégica, terá muitas dificuldades para atender e fidelizar o cliente. Gestão de compras e precificação precisam fazer parte da rotina e estratégia de qualquer empresa. Não podemos comprar no achismo e esperar o fluxo de caixa fechar, é preciso olhar para o fluxo antes, durante e depois da compra. Neste momento de pandemia, a incerteza passou a fazer parte da rotina da maioria dos brasileiros. É muito normal isso se refletir nos hábitos de compra do cliente, desde mudar uma marca até reduzir drasticamente o consumo.

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Na sua opinião, como os comerciantes podem manter uma boa imagem, mesmo com alta de preços e falta de produtos?
O primeiro ponto é deixar claro para os clientes que essa alta está sendo apenas repassada. A melhor forma de fazer isso é utilizar cartazes em produtos que tiveram aumento mais expressivo, um cartaz simples e objetivo. Isso serve para que o consumidor saiba que o aumento daquele item específico foi por causa do preço de custo cobrado pelo produtor e o fabricante, não por conta do varejista. Orientar a equipe também é de vital importância neste momento. É muito importante ser agressivo nas ofertas, para sempre transmitir a sensação de preço baixo para o cliente. Cadastrar novas marcas similares, e com negociações mais em conta em termos de custo, é uma medida muito importante no cenário atual. Muitas marcas estão aproveitando o momento para se introduzir em novos pontos de venda, dando melhores condições de preço e de prazo. Cabe ao varejista aproveitar esses fornecedores.

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Na retomada da economia, quais seriam as suas sugestões aos empresários da região?
São várias, vou citar algumas.
– Aumentar o investimento na divulgação de ofertas e cobrir mais áreas na sua região é essencial.
– Também é importante aproveitar o momento para fazer uma varredura em estoques excedentes, com mais de 30 dias. Coloque esses produtos em promoções e seja agressivo nas exposições.
– Utilize promotores de venda, monte uma agenda de atendimento personalizada com a indústria. Os promotores são altamente capacitados e têm maior conhecimento dos produtos, o que é excelente para divulgação e ações no ponto de venda.
– Teste novos produtos, principalmente no ramo alimentar, onde a experimentação por parte do cliente é maior.
– Comece a rentabilizar a loja de outras maneiras, como fazer venda de espaços e revisar contratos com fornecedores.
– Crie uma conta de fundo emergencial. Provavelmente você já tem uma direcionada para investimento. O ideal é criar uma conta que seja destinada a outras emergências, inclusive compras de oportunidade com pagamento à vista.

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