Santa Cruz do Sul

Entrega do novo prédio da José Mânica fica para 2025

Iniciada em setembro do ano passado, a obra de construção do novo prédio da Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, em Santa Cruz do Sul, chega a 65% de conclusão, conforme as informações da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SOP). Na ocasião do lançamento, a expectativa era de que a nova edificação seria entregue em maio deste ano, mas a previsão não se confirmou e foi alterada para este semestre. Agora, foi novamente postergada e ficará para o início do próximo ano letivo.

De acordo com a SOP, atualmente os trabalhos estão concentrados na parte interna da edificação. Estão em fase de conclusão a rampa de interligação entre os dois pavimentos, colocação dos pisos, pintura e instalação das esquadrias. Na próxima etapa, estão previstos o início das instalações elétricas e a execução dos serviços externos, como a pavimentação do entorno e a instalação das passarelas que vão interligar o novo prédio ao antigo.

LEIA TAMBÉM: Consórcio conclui instalação das vigas longarinas no Viaduto do Arroio Grande

Publicidade

A nova construção é financiada com recursos do programa Lição de Casa, do governo do Estado, e conta com investimento de R$ 4,3 milhões. São dois pavimentos, com área total de 1,5 mil metros quadrados com biblioteca, laboratórios de informática e ciências, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, refeitório, cozinha, salas para a direção e vice-direção e dez salas de aula. Além disso, uma central de gás e passarelas cobertas para interligação com o outro prédio existente no mesmo terreno.

Desde 2012

A comunidade escolar da José Mânica, localizada no Bairro Esmeralda, convive com o drama da espera há 12 anos. A situação começou a se agravar em 2012, quando danos estruturais extensos, como infiltrações e rachaduras nas paredes, motivaram a interdição e posterior demolição do prédio principal do educandário.

LEIA TAMBÉM: Governador assina ordem de início da duplicação da RSC-287

Publicidade

Desde 2013, para permitir o início do ano letivo, foram instaladas salas modulares com caráter provisório. O que deveria ser temporário, no entanto, se tornou permanente e essas estruturas são utilizadas pelos alunos até hoje.

Após as rampas de acesso, próxima etapa envolve acabamentos internos e externos

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.