A prefeitura de Rio Pardo começou nesse sábado, 20, a entrega de dez mil unidades de telhas para os moradores dos bairros mais atingidos pelo temporal de granizo que caiu sobre a cidade no último dia 15. Desde cedo, os moradores cadastrados pelo poder público enfrentaram a baixa temperatura para esperar as telhas.
LEIA MAIS: Chuva de granizo danifica telhados e deixa famílias desabrigadas em Rio Pardo
Coordenada pela Defesa Civil e pela Assistência Social, a distribuição começou por volta das 8 horas. Os primeiros bairros contemplados foram o Mutirão do Camargo, Aldeia São Nicolau e Pinheiros. Neste, mora, há 15 anos, a dona de casa Leila Lacerda Lopes com o marido e o filho adolescente. Ela contou que, no dia do temporal, percebeu a queda de granizo iniciando aos poucos. “Começou com um pouco, mas depois veio muita pedra. Choveu dentro de casa, alagou tudo. Naquela noite, nós fomos nos bombeiros pedir lona e conseguimos. Mas foi muito feia a coisa”, ressaltou.
Publicidade
O aposentado José Mendes Waick Pereira, de 63 anos, mora na Rua Duque Estrada, no Bairro Pinheiros, há sete anos. Ele relatou que poucas vezes na vida viu um fenômeno tão violento como aquele. Uma das pedras de granizo que atingiu a casa dele deixou um grande furo no telhado.
“A pedra bateu ali e furou e apareceu lá dentro da minha área. Foi uma pedra graúda, quase do tamanho de um ovo de galinha. Quando começou a cair parecia o som de uma bateria tocando. Quando tudo acalmou, fui olhar na casa dos meus vizinhos e tinha muita água nas casas. A sorte que não veio muito vento, senão não tinha sobrado nada das casas”, contou, enquanto aguardava as telhas que seriam entregues pela Defesa Civil com a ajuda do Corpo de Bombeiros.
LEIA MAIS: Moradores contabilizam estragos do granizo em Rio Pardo
Publicidade
Outro morador de Rio Pardo que recebeu a visita da Defesa Civil foi Márcio Guimarães da Silva, de 43 anos. Ele estava retornando de Santa Cruz do Sul, onde trabalha, quando começou o temporal. O telhado da casa dele ficou com diversos buracos. “Foi muito forte, nunca tinha visto algo parecido. Foi muita pedra. Estávamos eu, meu filho e minha esposa em casa.”
As pedras atingiram a garagem e um cômodo na parte de trás da residência de Márcio. Para ele e todos os moradores que receberam as telhas, o trabalho rápido do poder público foi essencial.
Trabalho foi agilizado no sábado e vai se estender até quarta
O sol nem aparecia por completo na Cidade Histórica quando os funcionários da Prefeitura deram início à entrega dos materiais. A agilidade do trabalho foi destacada pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Pardo, tenente Robson Lemos. O trabalho na Aldeia São Nicolau, por exemplo, foi realizado todo ainda na manhã de sábado.
Publicidade
LEIA MAIS: Rio Pardo decreta situação de emergência em função do granizo; saiba como ajudar
A estimativa é de que 2,5 mil famílias tenham sido prejudicadas pela chuva de granizo. “Estamos distribuindo elas nos bairros da cidade e até quarta-feira iremos entregar em todos.”
Nesse primeiro momento, as famílias atendidas foram as inscritas no cadastro da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. A entrega começou com 15 telhas para cada família. Com apoio do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e funcionários da Prefeitura, todos os atingidos serão atendidos até a quarta-feira.
Publicidade
LEIA MAIS: Gazeta inicia campanha para ajudar moradores de Rio Pardo
Uma campanha da Gazeta Grupo de Comunicações em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul está recolhendo doações. Quem quiser ajudar os atingidos, pode entregar telhas, cobertores, agasalhos, colchões, roupas ou outros materiais na Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte de Santa Cruz. A pasta fica localizada junto ao Ginásio Poliesportivo, na Rua Coronel Oscar Jost, 1.576. O horário vai das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!