Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESPECIAL

Entre perdas e ganhos, a Gazeta noticiou cada detalhe do novo mapa de Santa Cruz

Foto: Ronaldo Falkenback

Imagem aérea de Santa Cruz do Sul

O mapa de Santa Cruz do Sul sofreu alterações nos anos de 1990. O início da década foi marcado pela diminuição de quase metade do território, com a emancipação dos distritos de Sinimbu, Trombudo e Gramado Xavier. Monte Alverne tentou, mas não conseguiu votos suficientes no plebiscito realizado em novembro de 1991. O prefeito santa-cruzense Arno Frantz teria defendido a permanência do seu local de origem.

A votação, com vitória do “Sim” para a emancipação, teve aprovação de 70,98%, em Sinimbu; 52,83%, em Trombudo, que adotou o nome Vale do Sol; e 85,76%, em Gramado Xavier. Na mesma época, Passo do Sobrado aprovou a criação do município, deixando o território de Rio Pardo, e Mato Leitão, de Venâncio Aires.

LEIA MAIS: Há 78 anos você Conta Comigo; confira o caderno especial de aniversário da Gazeta do Sul

Publicidade

Élvio Bublitz defendeu a emancipação

A Gazeta do Sul acompanhou e divulgou todo o processo. “A Gazeta auxiliou, e muito, para que as notícias e as vontades do povo, da comissão de emancipação, chegassem aos locais mais distintos com a divulgação das intenções da comissão para que, no dia 10 de novembro de 1991, obtivéssemos a vitória do Sim”, recorda um dos integrantes da comissão, Élvio Bublitz. Conta que caso o morador não fosse assinante do jornal, o vizinho era, e fazia a transmissão das informações.

No ano seguinte à votação, em 20 de março de 1992, o governador Alceu Collares fez o pronunciamento quanto à criação do município. “A partir dali, a comissão começou a trabalhar para organizar o crescimento de Sinimbu. Hoje, temos alguns problemas, como a diminuição da população, a rede viária com acessos difíceis devido à posição geográfica. No mais, é elogiável a administração passada e a atual, com a dedicação ao bem-estar da população”, destaca.

LEIA TAMBÉM: Moradora de Vera Cruz ganha prêmio da Gazeta

Publicidade

O desejo dos municípios de andarem com as próprias pernas era antigo. Bublitz recorda que houve uma tentativa frustrada em 1987. “Sinimbu era um distrito com pequenas propriedades rurais. A vontade da população era trazer mais empresas para gerar empregos em outros setores. O governador Collares disse que nos tornaríamos pássaros livres para voar rumo ao progresso”, ressalta.

Assim como reduziu o território com o plebiscito de 1991, em fins de 1995 as atenções foram para a consulta pública sobre a anexação de cinco localidades de Rio Pardo (Capão da Cruz, Arroio do Couto, Capela dos Cunha, São José da Reserva e Reserva dos Kroth) e uma de Passo do Sobrado (Cerro Alegre Alto). Em 22 de outubro, houve a votação, que foi noticiada pela Gazeta do Sul no dia seguinte. O Sim, para anexação, conquistou 83,85% dos votos. Foram 732 a favor e 136 contra. A justificativa era a proximidade das localidades e o fato de que muitos moradores consideravam insuficiente a assistência do poder público à região.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.