Uma reunião foi realizada na manhã dessa terça-feira, 22, entre representantes de entidades da região e a concessionária Rota de Santa Maria. O objetivo foi debater o cronograma de obras na RSC-287, assumida pela empresa do Grupo Sacyr em 31 de agosto de 2021. Há uma cobrança por melhorias nas condições da rodovia, após seis meses do início do contrato de gestão, válido por 30 anos.
Participaram do encontro a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul; a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva); a Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic); a Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Vera Cruz (Acisa) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (Setcergs).
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Além disso, o presidente da Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Ricardo Luís Bringmann, vai encaminhar ofício à concessionária para solicitar melhorias nas imediações do viaduto Fritz e Frida. Conforme Bringmann, o local apresenta carências em iluminação e sinalização.
A comitiva foi recebida na sede da concessionária, em Santa Cruz do Sul, pelo diretor-geral da empresa, Renato Bortoletti, e pelo responsável jurídico, advogado Rafael Cardoso Barros. Também participaram do encontro o gerente de projetos da Sacyr Engenharia, Javier Hidalgo Lopez, e o gerente de operações, Ricardo Abreu.
Bortoletti detalhou as ações já implementadas pela empresa na rodovia, como desobstrução de bueiros, instalação de sinalizações, roçadas e também os reparos nas pontes e no pavimento. Sobre os problemas relatados pelos que trafegam na RSC-287 – como buracos, fissuras e borrachões – anunciou que a empresa está comprometida em atuar de forma acelerada nesses pontos, ampliando as frentes de trabalho.
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“Nosso compromisso é trabalhar em sinergia com as comunidades atendidas pela rodovia. Estamos, inclusive, nos antecipando ao que estava estipulado no contrato”, ressaltou Bortoletti. Disse que já foram aplicadas mais de 6,6 mil toneladas de CBUQ (asfalto) ao longo da RSC-287 e que o trecho próximo a Santa Maria estava com um elevado grau de deterioração.
Atualmente, a empresa mantém três frentes de trabalho em pavimentos nos trechos entre Santa Maria e Santa Cruz, Tabaí e Venâncio Aires e Santa Cruz e Venâncio Aires. A previsão é de que em março uma quarta frente inicie os trabalhos de reparo localizado.
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O diretor se disse surpreso com a rápida deterioração do recapeamento feito recentemente na rodovia, o que gerou muitos dos problemas atuais da pista. Segundo ele, isso vai exigir da concessionária uma antecipação de ações de reparo, especialmente nas imediações de Estância Mariante, em Venâncio, onde se concentram os trechos mais críticos. Também a partir de março a concessionária amplia sua frota com dois guinchos pesados, dois guinchos leves, três ambulâncias e caminhão-pipa, dentre outros.
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“Há esforço”
Para o presidente da ACI, Cesar Cechinato, a reunião foi muito produtiva e esclarecedora. “Percebemos que há um grande esforço por parte da empresa em atender aos justos anseios da comunidade regional com relação aos problemas da RSC-287. Estão atuando fortemente para isso; contudo, há problemas que foram herdados e certamente impactam a nova concessionária, que terá que se readequar para lidar com eles.”
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Questionado pelo presidente da Caciva, Vilmar de Oliveira, sobre as obras no trevo de Venâncio Aires, o diretor da Rota de Santa Maria esclareceu que essa intervenção só poderá ser iniciada após a elaboração e aprovação do Estudo de Impacto Ambiental pela Fepam, que tem prazo de conclusão em fevereiro de 2023.
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