Santa Cruz do Sul

Entidades se dividem entre otimismo e incertezas em relação ao Natal

Principal data no que diz respeito à movimentação de consumidores e vendas, o Natal divide opiniões das entidades representativas dos comerciantes entre otimismo e incerteza. Enquanto o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas/VRP) vê o crédito mais barato e a maior confiança dos clientes como pontos a se destacar, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) enxergam um clima de incerteza, mas acreditam que o resultado será bom.

Para o presidente do Sindilojas/VRP, Mauro Spode, juros em queda e inflação controlada favorecem o varejo e também a confiança do consumidor para ir às compras, o que contribui para que o desfecho seja bom. Ele cita ainda o Super Feirão Zero Dívida, que oferece condições especiais de renegociação de dívidas para recuperação do crédito. “Considerando todos esses fatores, há uma expectativa positiva para o fim de ano.” Por se tratar de um polo regional, ele salienta que todos os segmentos poderão se beneficiar em Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS:

Publicidade

Já o presidente da CDL, Ricardo Bartz, entende que 2023 foi um ano conturbado para o varejo e o Natal será importante para a recuperação do setor. “A economia do País ficou estagnada e isso afetou de forma sensível as nossas operações”, menciona. Para ele, o Natal é um “pingo de esperança” para que os comerciantes recuperem o fluxo de caixa visando o primeiro trimestre de 2024, que tradicionalmente é um período difícil.

Bartz lembra que a procura costuma se intensificar no início de dezembro, quando a primeira parcela do 13º salário começa a ser paga pelas empresas. Apesar disso, muitas pessoas costumam usar esse valor para quitar dívidas. “Então, a segunda quinzena de dezembro certamente será a de maior movimento.”
Sobre elevação de preços, acredita que será normal e relativa à reposição da inflação, cujo acumulado de 12 meses está na ordem dos 4,1%. Cita ainda a venda online, sobretudo por meio de aplicativos, como trunfos. “Muitos lojistas optaram por operar dessa forma e estão obtendo bons resultados.”

LEIA TAMBÉM: Fila em frente ao Sindicato dos Comerciários gera reclamações

Publicidade

Já o presidente do Sindigêneros, Celso Müller, vê o Natal com incerteza, sobretudo se comparado com o ano passado. “Em 2022, lá por julho e agosto, as vendas já começaram a crescer muito. Isso não se repetiu agora.” Ele enfatiza, contudo, que é difícil manter um crescimento significativo por anos consecutivos e recorda novamente 2022. “Nós tivemos um início de dezembro ruim, só foi melhorar depois do dia 15, e no fim tivemos um resultado muito bom. Assim, fica difícil fazer uma previsão.” Acrescenta que a procura de empresas e entidades por cestas natalinas teve expressivo aumento neste ano.

Temporários

Com base no volume de contratações ocorridas nos meses de setembro e outubro, período em que historicamente ocorrem admissões de temporários para o fim de ano, o Sindilojas/VRP verificou um incremento de 5% no volume de trabalhadores admitidos. “É sempre uma boa oportunidade para que o temporário se empenhe e mostre serviço para tentar a vaga efetiva”, diz o presidente da CDL, Ricardo Bartz. Ele lembra que em janeiro e fevereiro, com as férias de verão dos funcionários, muitos acabam substituídos pelos temporários, o que eleva a chance de permanência.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira os preços das atrações da Christkindfest 2023

Recuperação de crédito

Em parceria com a CDL Porto Alegre e uma rede de entidades parceiras, o Sindilojas/VRP realiza o 6º Super Feirão Zero Dívida. Iniciada no dia 20 de novembro, a campanha tem como objetivo oferecer possibilidades de renegociação e condições especiais de pagamento para a quitação de débitos e recuperação de crédito por parte dos inadimplentes. O término estava previsto para a última sexta-feira, 24, mas houve prorrogação em todo o Estado até esta quarta-feira, 29, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em Santa Cruz, os interessados podem consultar e negociar as dívidas diretamente no balcão de atendimento do Sindilojas, que fica na Rua Ernesto Alves, em frente à praça Siegfried Heuser. O horário é das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 18 horas.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.