Entidades do turismo se posicionam sobre ideia de estátua de São João Batista

O vereador Gerson Trevisan (PSDB) sugeriu a construção de uma estátua de São João Batista, padroeiro de Santa Cruz do Sul, na sessão da Câmara do último dia 15. A proposta é viabilizar a obra sem dinheiro público. Os custos seriam diluídos entre a Mitra Diocesana, empresas e comunidade.

O objetivo seria criar um atrativo turístico religioso, semelhante ao movimento ocorrido em Encantado, no Vale do Taquari, com a construção do Cristo Protetor. Trevisan acredita que a proposta deve ser debatida. Em comentários no Portal Gaz, leitores salientaram que não devem ser aplicados recursos da Prefeitura.

Para o vereador, a estátua poderia ter entre 33 e 45 metros de altura. Há diversas sugestões de local para que seja erguida, como o Parque da Cruz, a região de Alto Boa Vista, a localidade de Nove Colônias e no futuro parque temático da imigração, em Linha Santa Cruz.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Construção de estátua de São João Batista divide opiniões entre os santa-cruzenses

Aprotur defende projeto sustentável

Empresária do turismo há 15 anos e presidente da Associação Pró-Turismo de Santa Cruz do Sul (Aprotur), Leoni Cristina Kessler Vila acredita que a ampliação de pontos turísticos é benéfica pela maior probabilidade de reter visitantes no município. Contudo, aponta para a necessidade de um projeto amplo, que possa dar sustentabilidade ao novo atrativo.

Leoni ressalta a importância de uma conversa entre todos os profissionais do turismo. “Precisamos saber como será a manutenção do espaço. Temos diversos locais na rota do turismo religioso em Santa Cruz. Muitos deles não recebem a atenção devida. O turista precisa sentir a necessidade de visitar determinado atrativo”, destacou.

Publicidade

Para Leoni, os próprios santa-cruzenses deveriam conhecer mais sobre os aspectos do turismo religioso. Ela indica ao menos 13 pontos de visitação: Catedral São João Batista, Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Parque da Cruz, Mosteiro da Santíssima Trindade, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, estátua de São Cristóvão, Santuário de Schoenstatt, Cruz dos Assmann, Igreja Evangélica Imigrante de Rio Pardinho, Igreja Evangélica de Linha Andrade Neves, Igreja Católica de Alto Boa Vista, Paróquia Santos Mártires de Linha Santa Cruz e Igreja Evangélica de Alto Linha Santa Cruz.

LEIA MAIS: Vereador sugere construção de estátua de São João Batista

Para Aturvarp, ideia deve ser bem discutida

Presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Ernani Marquardt acredita que a proposta deve ser debatida no Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Outra questão levantada é que o projeto não consta no Plano Municipal de Turismo para os próximos cinco anos, aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores.

Publicidade

Marquardt ressalta que boas ideias são bem-vindas. “Talvez nem precisemos de estátua em morros da cidade, mas investimentos para trazer turistas para caminhadas ecológicas, turismo de aventura, cicloturismo, turismo de isolamento, além de cuidados e manutenções em praças e parques já existentes, como no chafariz da Praça Getúlio Vargas, por exemplo.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.