Agronegócio

Entidade sugere ações de apoio à agricultura familiar

Em meio à apuração dos prejuízos econômicos causados pela enchente, crescem os debates e planos com o objetivo de recuperar a agricultura familiar. Entre as iniciativas com esse propósito estão ações ligadas à aquisição dos produtos, concessão de crédito e estímulo ao setor.

Em Santa Cruz do Sul, uma das pessoas que tem acompanhado de perto a situação da agricultura familiar é Miqueli Schiavon. Ele atua na coordenação e apoio técnico da Rede Sul de Transição Agroecológica, é diretor da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) e diretor do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA-RS). O primeiro passo, segundo ele, é informar os governos sobre as necessidades emergenciais, em conjunto com outras organizações, para unificar a discussão sobre o tema. “Há um grupo de agricultores fora das estatísticas e foram um dos principais afetados”, comenta.

LEIA TAMBÉM: Conselho estima prejuízo de R$ 43 milhões na agropecuária em Santa Cruz

Publicidade

Segundo ele, não faltou solidariedade neste momento de calamidade por parte dos agricultores familiares. Muitas cozinhas em abrigos recebem produtos doados das pequenas propriedades.
Há uma campanha em andamento, desde setembro de 2023, chamada Missão Sementes de Solidariedade: Emergência. A doação é destinada à conta da Cáritas Brasileira por meio do Pix 33654419/0010-07. Reuniões foram realizadas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e outros órgãos para tratar das demandas do setor.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.