Santa Cruz do Sul

Entenda por que investir na região gera mais emprego e renda

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) é integrada por 16 sócios. Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, General Câmara, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz fazem parte desse grupo instituído em maio de 1961, com objetivo de fomentar o desenvolvimento regional.

Benito Paschoal reforça a importância de compras de produtos e serviços

Uma das medidas que resultam no maior potencial de investimento e melhora dos serviços públicos é o aumento da arrecadação dos municípios. Isso é possível de diferentes formas. A mais prática e com retorno mais imediato é o incremento na venda local de produtos e serviços. “É de fundamental importância que as pessoas consumam e contratem serviços nos seus municípios e na região, pois o valor agregado e o retorno dos impostos voltam para a nossa região, proporcionando ao governo de cada cidade desenvolver em obras, em saúde, em educação e disponibilizar mais qualidade de vida às pessoas”, explica o presidente da entidade e prefeito de Encruzilhada do Sul, Benito Paschoal.

LEIA MAIS: Comprar aqui é bom demais: Gazeta lança movimento de incentivo ao consumo local

Publicidade

Enfatiza que todo o imposto para nas mercadorias e serviços. Assim, reforça a importância de a Amvarp somar esforços com a Gazeta Grupo de Comunicações no movimento “Comprar aqui é bom demais”. “Tivemos esse olhar cuidadoso com relação à engrenagem local, do consumo de bens e serviços, do retorno que isso impacta aos cofres públicos e quanto isso pode reverter em qualidade de vida, principalmente para aqueles que mais precisam”, diz.

A parceria da entidade representante dos municípios vai além da possibilidade de aumento na arrecadação. Paschoal destaca o potencial que a iniciativa tem de incentivar a geração de emprego e renda para as pessoas, o aquecimento da economia local e o franco desenvolvimento do empreendedorismo dos municípios e da região. “Quando enviamos o dinheiro para fora dos municípios da região, estamos incentivando todos esses critérios elencados para fora da nossa área de abrangência, beneficiando assim comunidades que não darão o retorno que o cidadão merece ao pagar seu imposto”, alerta.

LEIA MAIS: Campanha vai dar novo estímulo ao comércio regional

Publicidade

Iniciativas nos municípios

Os municípios têm incentivado as compras nos estabelecimentos locais por meio de programas de acesso ao microcrédito, em cidades que têm o Banco do Povo, e outras formas de fomento, programa de subsídios de juros e encargos. Essas medidas, aponta o presidente da Amvarp, alavancam o empreendedorismo e, como consequência, tornam as empresas mais competitivas, despertam o sentimento “bairrista” de abraçar e requerer o retorno de tudo que é pago em imposto pelo consumidor.

Retorno

“Só há arrecadação de impostos comprando na fonte do município de origem. Isso vai se transformar nas obras e serviços públicos que a população tanto precisa, é mais médico no posto, mais dentista, é merenda na mesa do filho na escola, é uniforme de graça na rede de ensino, é mais creche para a mãe e o pai poderem trabalhar”, elenca. E os recursos podem ser utilizados para melhorias na educação, saúde, calçamentos, saneamento e outras áreas do serviço público.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.