Regional

Entenda por que persianas e cortinas devem estar sempre limpas

Passar a vassoura diariamente por todos os cômodos da casa, tirar aquelas teias de aranhas que costumam aparecer nos cantinhos, deixar as vidraças impecáveis. Muitas são as tarefas dentro de um lar para manter a questão estética sempre em dia. Existem alguns itens, no entanto, que merecem atenção especial quando o assunto é limpeza e, muitas vezes, acabam ficando em segundo plano. É o caso de persianas e cortinas.

Proprietário da Persihaus, empresa especializada em persianas, cortinas e outros produtos que deixam os ambientes mais estilosos, Israel Rech destaca que a higienização adequada faz com que seja evitada a proliferação de bactérias e ácaros. Isso é fundamental, sobretudo, em locais onde moram ou trabalham pessoas com algum tipo de alergia ou problema respiratório.

LEIA TAMBÉM: Cortinas e persianas: como escolher a peça certa para cada ambiente

Publicidade

Mas o fato de ser necessária uma limpeza bem feita não é motivo para correria nem desespero. Esse trabalho pode ser feito anualmente e com certa tranquilidade, a partir da utilização de produtos especiais para cada persiana ou cortina. A higienização dos modelos horizontais de alumínio, exemplifica, deve ser feita com produto específico para o material.

“É lavada manualmente, lâmina por lâmina, são trocadas as cordas, o giratório, a trava, todas as peças com defeito, além de serem desamassadas (caso tenha) as lâminas tortas”, descreve. Reforça que as amassadas podem ser trocadas de lugar para não ficar visível o processo usado para desamassar, pois não ficam 100% normais.

LEIA TAMBÉM: Higienização evita problemas alérgicos em estofados e colchões; veja dicas

Publicidade

Outras ações de parte técnica são a lubrificação do trilho e a regulagem da altura das cordas e do bastão, sendo colocados, caso não tenha, os clipes de enrolamento das cordas. “No caso das verticais de tecido ou PVC, são feitas também com produtos específicos para tecidos e PVC, sendo trocadas as cordas e as peças que estiverem com defeito e lubrificado o trilho”, acrescenta.

Existem também as cortinas no modelo rolô, romana e shadow. Nesses casos, a limpeza é feita a seco. Depois de higienizadas, são montadas novamente no tubo, com a troca de peças danificadas, e equalizadas.

LEIA TAMBÉM: Roupas de cama e banho: veja dicas de cuidados e conservação

Publicidade

Importância da higiene

  • Persianas e cortinas acumulam muitas impurezas quando não são adequadamente higienizadas. O motivo parece claro. Da mesma forma que diminuem a incidência do sol, por exemplo, elas minimizam a entrada de poeira nos cômodos em que estão instaladas. Por óbvio, acabam somando maior quantidade de sujeira.
  • Essas condições de sujeira fazem com que possam despertar as crises alérgicas.
    Então, a solução é não utilizar cortinas e persianas? Essa seria uma atitude radical e desnecessária. Basta uma atenção especial, como é dada para o restante do espaço, cada um com o seu devido cuidado. Quem não sabe ou não tem o tempo adequado, pode contratar os serviços de profissionais, que têm conhecimento especial para isso.

Como lavar em casa

  • Persiana de alumínio: basta utilizar uma esponja macia com água e sabão neutro, passando delicadamente e sem muito produto.
  • Cortina shadow: neste caso, lavagem a vapor ou na máquina estão fora de questão. As duas opções vão causar danos e estragar as peças. Ao invés disso, utilize espanadores de pó.
  • Persiana vertical: é um pouco mais complicada. É indicado que cada lâmina seja solta do trilho e lavada individualmente.
  • Cortina rolô e romana: neste caso, a lavagem com água não é recomendada, a não ser se for por uma empresa especializada, pois pode acabar danificando o material e o mecanismo. Porém, para uma limpeza rápida e básica, pode ser utilizado o espanador de pó com cuidado para a limpeza superficial.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.