Regional

Entenda os indicadores que levaram Santa Cruz a estar entre as cinco melhores cidades do RS

A frase que norteia a Administração Municipal, “Viver aqui é bom demais”, ganhou ainda maior significado com a divulgação do ranking As Melhores Cidades do Brasil 2022. A publicação da Editora Três e da Austin Rating analisa a situação de 5.565 municípios do país, tendo como base dados de 280 indicadores ligados a qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, educação, presença digital e inclusão social, além de padrão de vida, capacidade de arrecadação e habitação. 

Dentre os considerados de médio porte, Santa Cruz do Sul ficou em 5º lugar no Estado e 30º no País. A primeira colocação geral foi para a catarinense Joinville. No Rio Grande do Sul, a apuração mostra os santa-cruzenses atrás de Bento Gonçalves, Farroupilha, Erechim e Lajeado. 

LEIA MAIS: Levantamento coloca Santa Cruz entre os melhores municípios do Brasil em 2022

Publicidade

A área econômica foi importante impulsionador para a boa posição. São levados em consideração, pelo menos, três itens, como padrão de vida, mercado de trabalho e comércio exterior. No primeiro e no terceiro, Santa Cruz ficou em 17º e 15º no país, entre os municípios de médio porte. 

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, destaca que o setor econômico teve grande crescimento nos últimos dois anos, sobretudo em exportações, principalmente no setor do tabaco. “Tendo em vista a instalação de grandes empresas no município, todas beneficiadas com a alteração da lei de incentivos, modificada na gestão Helena Hermany e Elstor Desbessell”, explica. 

Martins conta que é um desafio manter e ampliar as exportações, o que tem sido feito por meio de políticas públicas voltadas à instalação de novos empreendimentos e na expansão de empresas já sediadas em Santa Cruz.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz avança no ranking de melhores cidades para fazer negócios

Economia e ação social

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Martins, entende que a implantação das políticas públicas nas áreas de economia e desenvolvimento social deve ser feita de forma conjunta. Embora seja comum ouvir críticas a benefícios concedidos a empresas pelo poder público, ele alega que, sem essa política, os investimentos podem ser perdidos para outras localidades. “Ao se instalar no município, além de gerar impostos, a empresa vai gerar emprego, salários, fazendo com que famílias, muitas vezes dependentes de programas sociais, passem a ter seu próprio salário”, conta. 

LEIA TAMBÉM: “Queremos que o interior tenha as mesmas condições que a cidade”, defende a prefeita

Publicidade

Uma lista de bons motivos

Mara Câmara é moradora da Rua Presidente Afonso Pena, no Bairro Goiás. Nascida em Santa Cruz do Sul, esteve apenas dois anos fora. Sabe bem como é a cidade e elenca uma lista de bons motivos para viver no município. “É organizado, limpo, arborizado, tem trabalho e a renda é boa.” Ela destaca, também, a facilidade de acesso a educação, em especial ao ensino superior. 

Amiga e cliente de Mara, Marinês Kittel veio para o município a trabalho há 25 anos. Atuando no setor fumageiro, relembra que foi transferida e passou a gostar do local, a ponto de dizer que nunca cogitou sair. “Vim com meus filhos pequenos. Hoje, os três são formados aqui em Santa Cruz”, conta motivada. Acrescenta que não passa pela sua cabeça deixar a cidade. 

Marinês e Mara destacam acesso a educação e a organização como pontos fortes

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz receberá emenda de R$ 400 mil para criação de rua coberta

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.