ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Entenda o que muda se a bandeira preta for confirmada na região

A região de Santa Cruz do Sul foi classificada na bandeira preta do distanciamento controlado pela primeira vez nesta sexta-feira, 19. O governador Eduardo Leite divulgou o mapa preliminar do sistema em uma transmissão por vídeo, no início da noite. Outras dez regiões do Estado estão também na classificação de risco altíssimo e as dez demais estão na bandeira vermelha, de risco alto. É o contexto mais grave apresentado pelo mapa desde o início do modelo.

A região poderia apresentar um plano para a gestão compartilhada (cogestão) do distanciamento controlado e, com isso, adotar os protocolos da bandeira vermelha ou regras intermediárias entre as classificações de risco alto e altíssimo. Atualmente, os municípios têm autorização apenas para usar a cogestão quando classificados nas bandeiras laranja ou vermelha.

Publicidade

No entanto, Leite afirmou que vai discutir na segunda-feira, em reunião com a Famurs, a suspensão da cogestão. Se isso se confirmar, valeriam os protocolos de bandeira preta, com fechamento de todo o comércio não essencial, entre outras restrições (veja abaixo).

Publicidade


LEIA MAIS: AO VIVO: região de Santa Cruz é classificada com bandeira preta pela primeira vez

Os municípios da região também podem tentar reverter a classificação por meio da apresentação de um recurso, ao longo do fim de semana. A análise dos apelos é feita na segunda-feira e as bandeiras entram em vigor na terça, dia 23.

O que muda com a bandeira preta

Publicidade

Todo os protocolos do sistema, por bandeira, podem ser encontrados no site do Distanciamento Controlado (acesse aqui).

Publicidade

Retorno das aulas presenciais suspenso

Eduardo Leite também afirmou, na transmissão desta sexta-feira, 19, que nas regiões com classificação em bandeira preta está suspensa a retomada das aulas presenciais. As atividades podem ter sequência de forma remota. Muitos municípios previam o retorno para a próxima semana.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta