Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AMBIENTE

Entenda o que é um solo fértil e sua importância

Foto: Alencar da Rosa

Manutenção da terra é etapa fundamental para garantir a boa nutrição das plantas

Antes de se preocupar com mudas ou sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas, quem vive da terra precisa estar atento à qualidade do solo onde serão feitos os cultivos. Por conceito, um solo fértil é aquele que consegue fornecer todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento de determinada cultura. Essas exigências variam com a espécie, e por isso a análise de solo é uma prática tradicional que busca identificar quais são as disponibilidades e deficiências existentes em um espaço para que possam ser corrigidas de acordo com o objetivo.

Conforme explica Josemar Parise, engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, quando se fala em qualidade não se pode pensar somente no aspecto mineralista – isto é, adubos químicos –, mas sim no conjunto de propriedades, que começam pelas biológicas. Como exemplos, cita o aporte de palhada por meio da rotação de culturas, complementado com plantas de cobertura sem objetivos de colheita, como aveia, azevém, ervilhaca e nabo forrageiro. “Elas melhoram as propriedades físicas. Como consequência, cresce o aproveitamento pelos vegetais dos elementos químicos existentes no solo.”

LEIA MAIS: Instalação de sistemas de irrigação nas lavouras é alternativa para épocas de pouca chuva

Publicidade

Trata ainda sobre o aspecto conservacionista como um dos pilares fundamentais. “Quando se conserva o solo e a água na lavoura, busca-se a sustentabilidade da atividade agrícola”, ressalta. Segundo ele, práticas como a construção de terraços ou o plantio em nível ajudam nessa conservação, mas ela perde a eficiência quando o solo está compactado. “Assim, a água não consegue infiltrar, e água que escorre no terreno é perdida. Já a água infiltrada é aproveitável em todos os sentidos.”

Parise salienta que o solo é um reservatório natural de água que abastece lençóis freáticos, poços artesianos e nascentes, bem como regula e mantém estáveis os níveis dos cursos hídricos. Além de tudo isso, as raízes conseguem absorver essa umidade por meio do sistema radicular e se tornam mais resistentes às estiagens, mantendo a produção agrícola em níveis satisfatórios mesmo com baixas precipitações.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem chuva abaixo da média pelo terceiro mês consecutivo

Publicidade

Para saber se o solo é fértil, o mais recomendado é realizar uma análise química com amostras coletadas da área de cultivo. O agrônomo explica que esse processo possibilita verificar a quantidade de macro e micronutrientes presentes, além do teor de matéria orgânica. “Também se obtém informações sobre a acidez, que deve ser corrigida com a aplicação de calcário e as formulações específicas de minerais.” Reforça ainda a importância de abrir trincheiras para verificar as camadas e, se necessário, realizar a descompactação mecânica com o objetivo de tornar o solo esponjoso, para que haja absorção da água e as raízes consigam penetrar mais fundo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.