Apesar de elas existirem aos milhares em todas as cidades, muitas vezes a população não se dá conta do papel e da relevância das árvores para além da sombra e dos frutos. Elas têm uma atuação fundamental para a fauna, flora e solo dos ecossistemas onde estão inseridas, bem como contribuem para regular a temperatura do seu entorno e ainda estão indiretamente envolvidas nas chuvas. São tão importantes que, mesmo depois de mortas, seguem exercendo diversas funções.
Conforme explica o engenheiro florestal Jorge Farias, que também é professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sem florestas não há chuva, pois são elas que lançam na atmosfera a umidade retida no solo por meio da evapotranspiração das folhas de suas árvores. Com isso, possibilitam a formação das nuvens. Além disso, são também responsáveis por reter a água dessas chuvas devido à estrutura física e cobertura do solo, que possui muitas folhas, galhos e frutos para protegê-lo da incidência dos raios solares e do calor.
LEIA TAMBÉM: Ação da Philip Morris ajuda a preservar as florestas nativas na região
Publicidade
“Se não tivéssemos florestas, tudo fosse lavoura e campo, nós não teríamos como armazenar a água da chuva que se infiltra na terra, vai para os lençóis freáticos e forma as nossas nascentes e olhos d’água.” Outro ponto importante diz respeito à regulação da temperatura, sobretudo nos ambientes urbanos. “A árvore quando transpira joga a umidade no ar. Essa umidade tem a capacidade de retirar o calor da atmosfera e melhorar a qualidade de vida”, detalha. Por isso há a necessidade de realizar podas corretas e no período adequado para evitar que as plantas cheguem sem folhas na primavera e verão.
Folhas: É a parte responsável por captar a luz solar e realizar a fotossíntese. Além de produzir o próprio alimento, a planta ainda transforma o gás carbônico em oxigênio, purificando o ar em seu entorno. Quando caem no chão, se tornam matéria orgânica, adubam o solo e servem de alimento para os micro-organismos existentes nele.
Raízes: Além de serem responsáveis pela sustentação e alimentação da planta, as raízes também contribuem para a descompactação e melhor absorção de água pelo solo. Funcionam ainda como “costuras” que penetram no solo e o tornam mais resistente à erosão e aos deslizamentos de terra. Por fim, possuem grande interação com os fungos e outros micro-organismos da rizosfera, onde habitam milhares de espécies.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Comitê Pardo comemora resultados positivos na recuperação de margens do Rio Pardinho
Flores e Frutos: Os frutos funcionam como uma estrutura de proteção das sementes das plantas e garantem que elas só sejam liberadas quando estiverem prontas. Além disso, servem de alimento para os animais e também para o homem. Já as flores são as responsáveis pela reprodução das plantas por meio do pólen. Ambas, quando caem no solo, se tornam igualmente matéria orgânica e adubo.
Tronco: O “corpo” da planta serve de abrigo para diversos animais, desde pássaros e roedores até os insetos. Além de sequestrar e concentrar o carbono que seria lançado na atmosfera, pode servir de matéria-prima para diversos itens feitos de madeira ou mesmo de combustível não fóssil. Quando a árvore morre ou é derrubada no chão, funciona ainda como abrigo para outros animais e micro-organismos.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.