O início da duplicação da RSC-287 está previsto para abril. Para começar, no entanto, é necessário esperar a licença ambiental. De acordo com representantes da concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, que estiveram na Rádio Gazeta 107,9 FM na manhã dessa terça-feira, 24, a expectativa é de iniciar a obra no trecho compreendido entre os quilômetros 28 e 55, que abrange Tabaí, Taquari, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires.
LEIA MAIS: Duplicação da RSC-287 inicia em abril; confira o cronograma
Aguardado há anos, o projeto tem o objetivo de garantir melhor trafegabilidade, segurança viária, entre outros benefícios aos usuários. César Cruvinel, coordenador de meio ambiente e desapropriação da Rota de Santa Maria, explicou que o cronograma de trabalhos foi antecipado. “Temos a estimativa de dois grandes ciclos de obras, a gente separa por subtrecho homogêneo. Para cada subtrecho existe uma dimensão em quilômetros.”
Publicidade
Depois do primeiro subtrecho, a obra será executada do quilômetro 55 ao 105, que abrange Venâncio Aires e Santa Cruz. A terceira fase será do 105 ao 115, até Vera Cruz. Segundo Cruvinel, as três primeiras frentes de obras podem ter início ainda em abril deste ano. As outras atividades de duplicação começarão em novembro, no trecho entre Vera Cruz e Candelária (quilômetro 115 ao 137); entre Candelária e Novo Cabrais (quilômetro 137 ao 142) e do quilômetro 142 ao 156, também em Novo Cabrais. Já a região de Santa Maria deve receber as primeiras obras da duplicação em janeiro de 2024.
LEIA TAMBÉM: Licença prévia para duplicação da RSC-287 pode sair em 60 dias
Como serão os primeiros serviços
Segundo Cruvinel, o primeiro serviço que precisa ser feito para a duplicação é a remoção da vegetação e, após, a troca de solo, com remoção do orgânico e execução da base, leito, subleito até subir e chegar à parte do pavimento. “A média para cada subtrecho é de 350 a 400 dias, depende da extensão. Para o primeiro trecho, do quilômetro 28 ao 55, queremos em 365 dias no máximo entregar a rodovia duplicada, e também as novas pontes, porque todas as pontes terão uma nova ao lado”, detalhou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Duplicação da RSC-287 começará entre Santa Cruz e Venâncio Aires
Cumprir o prazo de um ano nesse trecho depende também dos processos legais de aprovação e desapropriações. “Já temos declaração de utilidade pública publicada pelo governo do Estado, que nos habilita e nos dá resguardo jurídico para realizar a desapropriação. Mas, claro, a Sacyr está conduzindo a desapropriação de uma forma muito justa e humana”, frisou o coordenador em entrevista à Rádio Gazeta.
Curvas em Santa Cruz do Sul
Também em entrevista à 107,9 FM, Filipe Reis, coordenador de engenharia e conservação da Rota de Santa Maria, salientou que as curvas da RSC-287 em Santa Cruz precisarão ser retificadas. “Vai ter que ter toda uma correção de geometria para minimizar as curvas, deixá-las um pouco mais seguras. As curvas vão ficar mais suaves, digamos assim. Também vai haver melhorias de acesso, tanto para Linha Áustria quanto para Dona Leopoldina”, observou Reis.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Problemas no asfalto geram riscos para motoristas na RSC-287
Atuação para melhorias no pavimento
Atualmente, os buracos e desníveis na RSC-287, principalmente entre Venâncio Aires e Taquari, têm sido alvo de muitas reclamações. Segundo Filipe Reis, trabalhos foram feitos no local para resolver os problemas superficiais. “Temos uma frente de obras em Venâncio Aires trabalhando com a atividade mais robusta, que precisa de intervenções mais profundas e fazer toda a remoção.” Ele acrescentou que existe previsão de mais frentes de obras atuando entre fevereiro e março.
Colaborou Ronaldo Falkenback
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade