A Operação Controle, desencadeada após investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MP), justificou o pedido de afastamento de dois políticos e quatro secretários da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. Um dos motivos apontados seria suposto direcionamento nos processos licitatórios para a contratação de empresas para realização de obras. Mas o que é e por qual motivo os entes públicos devem fazer licitações?
As compras e alienações de bens públicos, salvo exceções, devem passar por processo licitatório, que é regrado de acordo com legislação própria. Por quase 30 anos, a balizadora foi a Lei 8.666/93. Ela foi atualizada a partir da aprovação e publicação da Lei 14.133/21. Assim, antes de definir a empresa que fará o serviço, o órgão público precisa dar publicidade ao interesse em realizar a obra ou comprar equipamentos, especificando as necessidades básicas e parâmetros.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz tem cinco licitações em destaque para novembro; saiba quais são
Publicidade
Depois, decorrido o tempo regulamentar, são abertos envelopes com documentos e com as propostas. A que estiver de acordo com o que diz o edital e oferecer melhores condições será a vencedora. Aquelas que não tiveram sucesso em seu intento têm a possibilidade de apresentar recursos, assim como populares, em qualquer fase do processo.
Os mecanismos mais utilizados para a contratação são concorrência (menor preço, melhor técnica ou conteúdo artístico, técnica e preço, maior retorno econômico ou maior desconto), concurso, leilão, pregão e diálogo competitivo. A definição de qual será utilizado é feita a partir da demanda.
Em alguns casos, conforme o valor do serviço ou equipamento, a licitação é dispensada. Para obras e serviços de engenharia ou manutenção de veículos automotores, por exemplo, a Lei 14.133/21 diz que contratos até R$ 100 mil estão livres. Ainda assim, por questão de economicidade, os órgãos públicos costumam fazer uma pesquisa, apresentando a proposta para pelo menos três empresas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: MP deflagra operação contra fraude em licitações e contratos em Santa Cruz
Informações levantadas com a Secretaria do Planejamento e Governança e a Central de Licitações da Secretaria da Fazenda (órgão responsável pela elaboração do edital e acompanhamento do processo até a culminância, que é a assinatura do contrato entre as partes), detalham (ao lado) as etapas do procedimento licitatório adotado para a execução de obras e a contratação de serviços de engenharia em Santa Cruz, que possuem os fluxos padronizados conforme a lei de 2021.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.