Santa Cruz do Sul

Entenda como o Centro Integrado irá atuar no reforço à segurança em Santa Cruz

Uma cerimônia realizada nessa terça-feira, 26, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) marcou a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle (Ceicc). Trata-se de um órgão integrado à Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Sesmob) que tem como principal tarefa monitorar, por meio de câmeras, as atividades em áreas públicas do município com o objetivo de identificar situações de perigo e dar pronta resposta, bem como atuar junto às forças de segurança para ações coordenadas.

O responsável pela apresentação foi o titular da pasta, Valmir José dos Reis, que descreveu toda a tecnologia empregada. O Ceicc dispõe de imagens de 257 câmeras, espalhadas por 103 pontos. Destas, 77 são do tipo PTZ, com capacidade de visão panorâmica e vertical, além do zoom, de acordo com a necessidade do operador. Outros 151 equipamentos são do tipo fixo, além de 26 câmeras de cercamento eletrônico e três torres de emergência. Nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, são mais 47 do tipo PTZ e 47 fixas com capacidade de reconhecimento facial.

LEIA MAIS: Inaugurado Centro Integrado de Comando e Controle em Santa Cruz

Publicidade

Para Reis, Santa Cruz está em uma espécie de “Big Brother Brasil”, tendo em vista que, em diversos locais, as ações dos cidadãos são monitoradas pela equipe e gravadas para eventuais consultas posteriores. Tudo isso, ressalta o secretário, dentro do que permite a legislação. “Às vezes, as pessoas entram em contato pedindo as filmagens por diversos motivos e não podemos passar porque existe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explicou.

Outro avanço diz respeito ao botão do pânico, dispositivo instalado em todas as instituições da rede municipal de ensino e conveniadas que permite emitir um alerta ao Ceicc quando há uma situação de perigo. “Quando aconteceu aquele caso muito triste em Santa Catarina, a prefeita Helena Hermany me contatou imediatamente e pediu a adoção desse sistema. Conseguimos fazer em apenas um dia, porque tudo já estava planejado”, disse Reis. Durante os testes, o tempo de resposta das guarnições da Guarda Municipal ao chamado foi de apenas quatro minutos.

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal recebe treinamento para uso de softwares de segurança

Publicidade

O secretário ainda detalhou como funcionam os cinco soft-wares disponíveis para a análise das imagens, que contam com o auxílio da inteligência artificial para filtrar as informações determinadas pelos agentes. “Pode ser em meio a uma multidão, como na Oktoberfest. Basta definir as características do indivíduo, como cor da roupa, cabelo ou calçado, que o computador faz a varredura e indica os indivíduos condizentes com o perfil.”

O mesmo vale para veículos, que podem ser buscados por cor, marca, modelo ou placa. Essas informações são ainda compartilhadas com a Brigada Militar e Polícia Civil, que também podem acionar o Ceicc para outras demandas.

Secretário Reis apresentou em detalhes as capacidades do Ceicc, com destaque para as 257 câmeras espalhadas por toda a cidade | Foto: Albus Produtora

LEIA TAMBÉM: Segurança nas escolas: Santa Cruz aposta em reconhecimento facial para evitar violência

Publicidade

Tecnologia e monitoramento também no transporte coletivo

Durante o evento, Valmir José dos Reis e Helena Hermany também trataram sobre o transporte coletivo urbano. A prefeita lembrou que Santa Cruz está com a tarifa congelada em R$ 4,45 desde 2019. Assim, é um dos poucos municípios gaúchos que conseguem manter e até mesmo melhorar o serviço oferecido sem cobrar mais caro pela passagem. Além disso, a frota foi renovada e hoje todos os ônibus contam com ar-condicionado e sistema de acessibilidade para o ingresso de cadeirantes, bem como quatro câmeras que filmam todo o interior do veículo.

“Hoje nós conseguimos acompanhar em tempo real como o serviço está sendo prestado, se os horários estão sendo respeitados e se há superlotação nos coletivos”, salientou Helena. Outro ponto destacado por ela é a passagem integrada, implementada em Santa Cruz no fim de março e que permite aos usuários trocar de linha em um intervalo de 75 minutos, sem precisar pagar novamente. Conforme os últimos levantamentos feitos pela Sesmob, o número mensal de usuários gira em torno de 194 mil, e 8 mil deles utilizam o sistema integrado.

LEIA TAMBÉM: Colégio Medianeira, em Candelária, terá videomonitoramento

Publicidade

No que diz respeito à infraestrutura, Helena e Reis citaram as superparadas no Centro e o processo de revitalização de diversas paradas nos bairros, que ganharam mais espaço, vidros e iluminação. Ainda no campo da tecnologia, um aplicativo de celular permite que os usuários acompanhem onde está o coletivo que esperam, o tempo que ele demora até chegar ao local e também o tempo da viagem até o destino pretendido, entre outras informações.

Ao agradecer às entidades parceiras da Prefeitura no trabalho de segurança pública, a prefeita garantiu que o único objetivo é viabilizar a segurança de toda a população. Para Helena, a sensação de segurança, que é transmitida a quem vive e visita a cidade, é importante para garantir um futuro melhor às crianças e também para o crescimento econômico.

“Segurança atrai pessoas para cá, faz com que muitas empresas escolham Santa Cruz para empreender, e isso tudo torna nossa cidade cada vez mais desenvolvida e próspera.” No fim do evento, as autoridades fizeram o deslocamento entre a Unisc e o Palacinho em um dos ônibus do consórcio TCS.

Publicidade

Helena, Elstor e autoridades conferiram os coletivos do consórcio TCS e fizeram o deslocamento até o Palacinho em um deles | Foto: Albus Produtora

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.