A sedação com óxido nitroso, que contribui para a melhoria de diversos procedimentos e ainda deixa os pacientes mais seguros e confortáveis, é uma técnica já muito usada em clínicas de tratamento odontológico. De acordo com Cilea Slomp, especialista e mestre em Prótese e doutora em Dentística, ela é uma inovação segura conhecida como sedação consciente, na qual é inalada a mistura de dois gases (oxigênio e óxido nitroso) para promover a sensação de relaxamento e bem-estar durante a consulta. Isso porque, assim que entra em contato com o organismo, ele atua sobre o sistema nervoso central e ajuda a controlar a ansiedade. O estado de relaxamento é quase automático, mas o indivíduo não perde os sentidos. Daí vem a expressão “sedação consciente”.
LEIA TAMBÉM: Dia do Dentista: por um sorriso bonito e saudável
O gás é popularmente conhecido como “gás do riso” ou “gás hilariante” por promover, em alguns casos, a reação do riso. Conforme explica, essa sedação pode ser usada para todos os tipos de tratamentos, desde uma profilaxia (limpeza) à reabilitação com lentes de contato, tanto em adultos quanto em crianças. Ou seja, além de contribuir para a melhoria de diversos procedimentos, deixa os pacientes mais seguros e confortáveis.
Publicidade
Apesar da sedação com óxido nitroso ser um processo bastante simples, Cilea reforça que apenas profissionais devidamente habilitados que realizaram cursos de capacitação podem ministrar a sedação consciente. “Vale ressaltar que essa técnica não é aquela que recentemente foi polemizada com restrições pelo Conselho Federal de Odontologia, que referia-se a sedação endovenosa com uso de substâncias na circulação sanguínea. Na sedação consciente inalatória, o paciente fica acordado ou dormindo (se assim preferir), sem que ocorra a perda da consciência, não havendo injeção de nenhuma substância, e sim apenas a inalação, ou seja, a respiração do cheirinho pelo nariz”, completa.
LEIA TAMBÉM: Três municípios da região registraram danos pelo temporal dessa quinta
A sedação na estética
Tratamentos estéticos com facetas de resina composta ou laminados cerâmicos, conhecidos por lentes de contato dentais, são cada vez mais procurados. No entanto, em alguns casos, o paciente sofre com ansiedade e traumas passados que o impedem de iniciar sua busca pelo sorriso desejado. Porém, com a sedação consciente, ele experimenta outra forma de tratamento odontológico, através de um método que comprovadamente o permite desfrutar de um ambiente de atendimento calmo e livre de tensões.
Publicidade
“Geralmente as consultas para confecção das lentes de contato são longas, podendo gerar dores físicas e desconforto ao paciente. Em contrapartida, através da inalação do óxido nitroso, os benefícios ao organismo são extremamente significativos por promover a sensação de relaxamento da musculatura, efeito de analgesia e liberação de endorfina”, ressalta a profissional.
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade