A garantia de alimentos de origem animal em boas condições de consumo passa pelo trabalho do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O órgão está vinculado à Secretaria de Agricultura de Santa Cruz do Sul e é responsável pela fiscalização e controle de produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos, mel e seus derivados produzidos no município.
O SIM conta hoje com uma equipe especializada, formada por sete médicos-veterinários, cinco agentes de inspeção de produtos de origem animal, um agente administrativo e um estagiário. O trabalho funciona de duas formas. “Se o estabelecimento é de inspeção permanente, que é o caso dos frigoríficos, só pode haver abate quando a equipe estiver presente. As demais empresas, como as de produção de ovos e embutidos, onde há apenas manipulação de alimentos e não ocorre abate de animais, recebem inspeções periódicas”, explica a agente administrativa Thaíse Foppa.
LEIA TAMBÉM: Próximo verão não deve ser tão quente quanto o anterior
Publicidade
O coordenador do SIM, Paulo César Rutkowski, ressalta que a fiscalização assegura que o processo de produção seja realizado de maneira higiênica, com o adequado acondicionamento e transporte. “Tudo isso é feito para garantir que o consumidor tenha acesso a alimentos seguros, sem riscos para a saúde”, comenta. Os produtos contam com uma identificação que ajuda a atestar que são produzidos de acordo com as normas sanitárias e de segurança alimentar.
Rutkowski salienta que, ao longo de 2024, os estabelecimentos cadastrados vêm registrando uma produção expressiva. “São números que refletem o compromisso com a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal em nosso município, que são rigorosamente fiscalizados para garantir os mais altos padrões de higiene e segurança alimentar”, defende.
LEIA TAMBÉM: Vila Mariante lamenta fim da escola estadual do distrito
Publicidade
Os produtos certificados possuem os seguintes selos:
LEIA TAMBÉM: Case, aeroporto e Escola Mariante: veja o que Leite falou sobre obras na região
Santa Cruz do Sul foi pioneira na adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), sistema equivalente à Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Isso possibilita aos estabelecimentos credenciados a comercialização de seus produtos em todo o território nacional e também aquisição de matérias-primas de outros estados, ampliando o mercado e garantindo a qualidade dos produtos”, afirma Rutkowski.
Publicidade
O coordenador enfatiza que é fundamental que a população prefira os itens fiscalizados, especialmente os produzidos no município, que têm um selo de confiança e controle rigoroso. Eles podem ser identificados através dos selos do SIM de Santa Cruz do Sul, Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf – RS).
LEIA TAMBÉM: Christkindfest chega ao último fim de semana; veja a programação
O SIM está localizado na Rua Tenente Coronel Brito, 176, Centro. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3690 4137 ou pelo e-mail sim.agricultura@santacruz.rs.gov.br.
Publicidade
Confira produção registrada nos estabelecimentos cadastrados no SIM até o momento em 2024:
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.