Regional

Entenda como atuará o Conselho de Gestão Socioambiental de Santa Cruz

O Projeto de Lei do Executivo 005/2024, que cria o Conselho Municipal de Gestão Socioambiental de Santa Cruz do Sul, foi aprovado na Câmara de Vereadores. A partir de agora, ações e objetivos relacionados ao Cinturão Verde, ao meio ambiente e ao futuro da cidade poderão ser debatidos com mais clareza entre as entidades civis e o Executivo.

A autora do texto, prefeita Helena Hermany, que assinou o decreto em 19 de janeiro durante evento no Palacinho, em sua justificativa ressaltou os cuidados para com o Cinturão Verde. “O dever da preservação do Cinturão está baseado na sua importância e na relação direta com a vida das pessoas”, escreveu. Naquele mesmo dia, foi anunciado que o geólogo, ambientalista e ex-prefeito José Alberto Wenzel será o presidente do conselho. Ele é o idealizador da proposta.

LEIA TAMBÉM: Exposição de orquídeas perfuma Santa Cruz do Sul neste fim de semana

Publicidade

Na Câmara, a lei teve dez votos favoráveis e seis contrários. Com a aprovação, o Conselho de Gestão Socioambiental poderá criar o seu regimento, estatuto ou outro instrumento legal, estipular a duração do mandato dos membros, a criação e a distribuição de cargos, e outros aspectos relacionados a sua organização, estrutura e funcionamento. O conselho poderá atuar de forma articulada e integrada com a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico, e com outros órgãos públicos, que possuem ligação com o Cinturão Verde e o meio ambiente.

Quem vai compor o Conselho

Conforme a lei, o Conselho de Gestão Socioambiental de Santa Cruz será constituído por um membro de cada setor de atuação. São eles: gabinete da prefeitura; secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; Planejamento e Governança; Educação; Fazenda; Relações Institucionais e Esporte; Universidade de Santa Cruz (Unisc); Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz (ACI); Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat); Faculdade Dom Alberto; união das associações de moradores de bairros e representante da sociedade civil. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.