Santa Cruz do Sul

Entenda a nova fase da construção do Viaduto do Arroio Grande

A obra do viaduto do Arroio Grande entrou em uma nova fase nessa quarta-feira, 11, com o início da instalação das vigas longarinas sobre os pilares. Durante o dia, foram colocadas cinco dessas peças. As longarinas são vigas longas e estreitas, geralmente feitas de aço e concreto, que suportam cargas e receberão a pista de rolamento para o tráfego de veículos. Serão 20 peças, cada uma com cerca de 28 metros de extensão e pesando aproximadamente 38 toneladas.

Elas são apoiadas sobre os pilares, posicionadas, niveladas e fixadas com o auxílio de dispositivos mecânicos. Após a conclusão da instalação das vigas, serão colocadas as pré-lajes e executadas as vigas chamadas transversinas.

LEIA MAIS: FOTOS: inicia instalação das vigas sobre os pilares no Viaduto do Arroio Grande

Publicidade

A movimentação dos operadores e dos guindastes que ergueram as longarinas chamou a atenção de quem passou pelo entroncamento das avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemann e Presidente Castelo Branco. O trânsito na área também foi afetado. De acordo com a Prefeitura, a instalação das vigas deve levar três dias úteis, dependendo das condições climáticas. A obra é executada pelo consórcio formado pelas empresas Giovanella e Porto Beton.

LEIA TAMBÉM: Moradores pedem atenção da Prefeitura à precariedade das condições de tráfego na Rua Pita Pinheiro

Até o fim dessa etapa, serão instaladas 20 peças que irão formar a base do viaduto

As longarinas foram produzidas em um período de quatro a cinco meses no canteiro de obras da Porto Beton, localizado às margens da Avenida Castelo Branco, próximo ao viaduto, que terá 264,83 metros de extensão e um custo na faixa dos R$ 11,5 milhões.

Publicidade

A previsão para conclusão da obra é até novembro. O Executivo trabalhava com o prazo de finalização entre agosto e setembro. O atraso se deu em virtude das chuvas de maio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.