Categories: Coronavírus

Entenda a diferença entre os testes que identificam o novo coronavírus

O diagnóstico do novo coronavírus em Santa Cruz do Sul ganhará um reforço, em breve, com a realização de exames para detectar a Covid-19 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de uma parceria com a Prefeitura. Os testes realizados na instituição, no entanto, são diferentes daqueles aplicados durante um estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

No primeiro caso, dos testes que ainda serão realizados, é feita a coleta de amostra de secreção, que passa por um extrator de DNA/RNA automatizado, onde é feita a extração e processamento de material genético do vírus (RNA). Esse exame mostra se há ou não presença do vírus no material analisado.

LEIA MAIS
Unisc recebe Extrator de RNA que possibilita a realização de testes
Prefeitura de Santa Cruz vai investir R$ 400 mil para realizar testes no município

Já os 500 testes aplicados em diversos bairros de Santa Cruz do Sul para integrar a pesquisa da UFPel são chamados de “rápidos”. Eles utilizam uma gota de sangue, retirada da ponta do dedo do paciente, que é analisada por um aparelho. Conforme a Prefeitura de Santa Cruz, o resultado fica pronto em cerca de 15 minutos. Os dois tipos, no entanto, têm diferentes períodos ideais para a coleta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estudo da UFPel estima 5,6 mil infectados por Covid-19 no Rio Grande do Sul

Entenda

Teste rápido: de fácil execução, utiliza uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo, que será analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos. O período ideal para coleta pode variar de acordo com a marca do teste. A execução e a leitura do resultado devem ser feitas por profissionais da Saúde e conforme orientações do fabricante. O teste pode indicar se a pessoa já entrou em contato com o vírus em algum momento.

Publicidade

PCR: a análise da amostra da secreção nasofaríngea deve ser feita até o 10º dia dos sintomas, preferencialmente entre o 3º e o 5º. São os exames realizados pelo Lacen e que também passarão a ser feitos pela Unisc. Mostram se há ou não presença do vírus no material coletado.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Testes rápidos são aplicados com gota de sangue da ponta do dedo

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.