ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Ensino superior será exigido em concursos para soldado da Brigada Militar a partir de 2027

Os interessados em entrar para o quadro de soldados da Brigada Militar (BM) terão um desafio a mais a partir de 2027. Os concursos para a categoria vão exigir nível superior. A medida, aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, visa qualificar o serviço prestado à comunidade. Com isso, a BM terá o mesmo nível de exigência que a Polícia Civil e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) já possuem – essas duas instituições têm salário de entrada de cerca de R$ 6,3 mil.

Além da qualificação dos policiais, a nova exigência da BM deve representar um aumento salarial para a categoria. A instituição já exige nível de formação nos concursos ao cargo de capitão, mas somente a graduação em Direito é aceita. Atualmente, entre outras questões, o concurso para soldado exige apenas idade máxima de 25 anos até a data da inscrição e altura mínima de 1,65 metro para homens e 1,60 metro para mulheres.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar forma 436 novos soldados; em Rio Pardo, foram 26

Publicidade

A partir de 2027, nos concursos para soldado, o pré-requisito será de formação superior em qualquer área. Conforme o presidente da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (Abamf), soldado Potiguara Galvam, de 39 anos, um levantamento feito pela BM aponta que pelo menos 65% da atual tropa está formada, e mais 20% estão cursando nível superior.

“Isso cada vez mais qualifica a nossa instituição. O nível superior para ingresso na Brigada é um anseio da tropa para questões de valorização do servidor e para prestar um atendimento mais qualificado à nossa comunidade”, salientou Galvam, que assumiu no dia 15 de abril a entidade que representa a grande massa de policiais militares no Rio Grande do Sul, com 8 mil associados, desde soldados até coronéis. Ao todo, são 16 sedes regionais, incluindo Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Soldados recém-formados reforçam policiamento em Santa Cruz

Publicidade

O presidente da Abamf salientou que há um entendimento de que essa medida deveria ser antecipada para 2025. “Em Santa Catarina já é nível superior para qualquer ingresso. Aqui no Rio Grande do Sul somos a única instituição da segurança pública que ainda não tem essa exigência. Até por isso, gostaríamos que essa exigência já valesse a partir de 2025.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta