A Brigada Militar (BM) foi a responsável pelos trabalhos operacionais de segurança no Rio Grande do Sul durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste final de semana, através de convênio entre Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Ministério da Educação (MEC).
A BM realizou o policiamento nos locais de prova e em suas proximidades, com foco na perturbação da ordem e aglomerações de pessoas. Efetuou a escolta dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), responsáveis pelo transporte das provas, desde o recolhimento, no Exército Brasileiro, até sua distribuição nos locais de aplicação. Também acompanhou o deslocamento de retorno das provas, após seu término. A medida visou prevenir fraudes e garantir a segurança dos candidatos, fiscais de prova e demais servidores envolvidos.
A Sala de Gestão do Departamento de Comando e Controle Integrado (DDCI/SSP) foi utilizada como base operacional para todos os órgãos envolvidos no processo. Compunham a equipe, profissionais da SSP, BM, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ECT e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Publicidade
A integração com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, possibilitou ao MEC uma visão geral da aplicação do Enem no Estado, sendo que todas as ocorrências referentes à realização do exame foram informadas diretamente ao ministério.
This website uses cookies.