Em meio a polêmicas, como o questionamento sobre a gestão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o pedido de exoneração de 37 servidores da autarquia – com a justificativa de que estariam sofrendo assédio moral – e a suposta interferência do governo nas questões propostas, será realizada neste domingo a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Mais de 3,1 milhões de brasileiros testarão conhecimentos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação, que tem peso importante na formação da nota.
Durante o ano, com orientação das instituições de ensino em que estudam ou em cursos especializados, os estudantes se prepararam das mais diversas formas. A Escola Ernesto Alves, de Santa Cruz do Sul, por exemplo, realizou simulado entre os alunos, com testes elaborados pela equipe Totem GDE, contemplando todas as áreas do conhecimento. Foram feitas 250 inscrições para a avaliação. Um aulão presencial, nessa quarta-feira, 17, também foi promovido, a partir da parceria entre a Totem GDE, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE).
LEIA TAMBÉM: Inep libera cartão de confirmação do Enem 2021
Publicidade
Todo esse empenho se explica pelo resultado que uma boa nota no Enem pode representar: o passaporte para o ingresso em universidades públicas que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Mas, para isso, é necessário estar atento a outras questões, além daquelas que constarão nas provas. O local, que deve ser observado no cartão do aluno, e o horário de fechamento dos portões são fundamentais e devem ser obedecidos. Sair de casa com muita antecedência é garantir que imprevistos no trajeto não signifiquem ficar de fora do processo.
A segunda prova será no dia 28, com avaliação do conhecimento em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em relação ao gabarito oficial, o Inep tem até três dias úteis, após o segundo dia de prova, para divulgar as respostas no site do Enem.
LEIA TAMBÉM: Com a proximidade do Enem, estudantes focam na revisão de conteúdo e simulados
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.