Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Enem: Fim de semana para conquistar o futuro

A maior prova do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado ao longo do fim de semana, aproximou 8,4 milhões de candidatos inscritos em todo País que têm o objetivo de conquistar uma vaga no ensino superior. Somente em Santa Cruz do Sul, mais de 6,5 mil pessoas estavam aptas a realizar o exame, entre moradores do município e de cidades vizinhas, como Rio Pardo, Pantano Grande, Passo do Sobrado e Candelária.

O Enem é uma chance para aqueles que têm interesse em ganhar uma bolsa integral ou parcial em universidades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para custear a faculdade através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além de ingressar no ensino superior, o estudante também pode concluir o ensino médio a partir da nota adquirida. 

Os locais de prova no município foram a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, no Centro; a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, na Cohab, e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Foi nesse último que a estudante do terceiro ano do ensino médio, Nêmora Sofia Schuch, de 18 anos, realizou o exame. Para conquistar o sonho de cursar Direito na Universidade de Brasília (UnB), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), disse estar preparada. “Estudei bastante, mas o mais importante é estar bem psicologicamente e cuidar da alimentação para estar confiante e conseguir ir bem na prova”, disse ela.

Publicidade

Os colegas do terceiro ano do ensino médio, Letícia Machado, de 17 anos, e Marvin Farias, de 18, vieram juntos para fazer a prova. Ambos contam com o conhecimento adquirido nas ocupações do início do ano na Escola Polivalente, onde estudam, para se sair bem na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. “Aprendi bastante coisa nas nossas atividades, em sociologia, história e filosofia. Vamos ver se consigo aplicar isso no Enem”, salientou a estudante. Letícia quer Pedagogia, enquanto Farias ainda não decidiu. “Ainda tem alguns meses para pensar, mas acho que vou acabar escolhendo Administração ou Educação Física.”


Letícia e Marvin esperam ir melhor na área de ciências humanas

Hélio Fredrich, de 57 anos, e a esposa Sandra, de 52, vieram acompanhar a filha Elinês, de 18, que é  estudante do terceiro ano do ensino médio. “Ficamos um pouco nervosos também, queremos que ela vá bem, que consiga aquilo que ela quer”, ressaltou Fredrich. A jovem quer cursar Publicidade e Propaganda. “Vou tentar o Fies ou o ProUni, de algum jeito eu consigo”, brincou Elinês.

Publicidade


Os pais de Elinês levaram a filha para realizar o exame

Gabarito será divulgado na quarta

O gabarito oficial das provas será divulgado na próxima quarta-feira, no aplicativo do Enem 2016 e pelo site http://portal.inep.gov.br/enem. Vale lembrar que 240,3 mil candidatos tiveram o exame adiado para os dias 3 e 4 de dezembro por conta das ocupações em locais onde a prova seria realizada.

Publicidade

Tema da redação surpreende

Com o tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, a prova de redação surpreendeu a auxiliar de higienização Edinara Fischborn, de 28 anos. “Achei muito complexo falar de religião, esperava algo relacionado a política”, afirmou.

O estudante Anderson Pranke, de 18 anos, também achou o tema difícil. “Consegui colocar alguns argumentos e ideias para que possa ter mais harmonia entre as religiões no País. Mas é um assunto muito delicado de se falar a respeito, não tinha me informado muito sobre isso”, admitiu o jovem.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.