Regional

Encruzilhada terá tradicional Bumba Meu Boi neste sábado

A tradição do Bumba Meu Boi segue viva em Encruzilhada do Sul, único município gaúcho a manter o costume. A festividade é realizada desde 1920 e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Encruzilhada desde 2023. O boi vai invadir a cidade na noite deste sábado, a partir das 20 horas, e percorrerá algumas das principais ruas. O ponto alto será na Praça Dr. Ozy Teixeira, na área central, onde crianças, jovens e idosos esperam para “brincar” com o boi e se despedirem dos festejos de Carnaval.

Oficializada pela Prefeitura em 13 de fevereiro de 1991, a festividade faz parte do calendário oficial de eventos de Encruzilhada do Sul. Após a chegada do boi, o encerramento será com o Show da Banda Cia Show 4, às 22 horas. A festividade integra o Conecta Verão 2024, idealizado pela Prefeitura e o Sesc. Envolve circuito de cultura, esporte, lazer e entretenimento. As atrações começaram em 22 de dezembro de 2023 e seguem até 24 de março.

LEIA TAMBÉM: Embaixadores do Ritmo é a campeã do Carnaval de Rio Pardo

Publicidade

O folguedo

O Bumba Meu Boi é uma festa do folclore popular brasileiro que gira em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi. Nesses folguedos, são realizados cortejos ou outros tipos de apresentações, muitas vezes em caráter competitivo, em que agremiações chamadas de Bois realizam espetáculos utilizando a figura do animal. A manifestação tem ligações com diversas tradições – africanas, indígenas e europeias –, inclusive com celebrações religiosas católicas, sendo associada fortemente ao período das festas juninas.

Serviço

  • Passagem do Bumba Meu Boi
  • Quando: neste sábado, dia 17
  • Horário: 20 horas
  • Onde: ruas da cidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.