O abatedouro de bovinos de Encruzilhada do Sul recebeu investimentos de R$ 650 mil da Prefeitura para a reabertura, na última semana. Fechado desde fevereiro de 2023 por problemas técnicos, o espaço conta agora com novas e modernas instalações, adequadas às exigências do setor pecuário. Inicialmente, o espaço irá abater 50 bovinos por semana. Hoje, o consumo mensal no município é de 66 mil quilos de carne.
O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Leandro Noronha, explica que desde 1966 o conhecido Frigorífico dos Duarte tem sido um pilar vital para o município, impulsionando a economia local e centralizando o abate de carne. “Queremos dar um novo fôlego a pecuaristas e açougues, contribuindo para a distribuição de uma carne bovina de qualidade e impulsionando a economia do nosso município. O turismo quer boas carnes, bons vinhos e bons azeites e isso nós temos aqui”, relata Noronha.
LEIA TAMBÉM: Conecta Verão reúne mais de 30 mil pessoas em Encruzilhada do Sul
Publicidade
Importante polo para pecuaristas, açougues e toda a cadeia produtiva local, o fechamento do espaço gerou desafios significativos para o município e a região. “Por isso, agimos rapidamente na busca de soluções para reabri-lo, com a realização de um estudo sobre o tema, além de audiência pública envolvendo a comunidade. O abatedouro funcionando é a sobrevivência da pecuária familiar de Encruzilhada do Sul”, relatou o secretário.
O local tem registro na Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgão da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, responsável pela inspeção de produtos de origem animal do Estado.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙