Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Encruzilhada do Sul e Rio Pardo serão contemplados com projeto CineSolar

Projeto é o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil e terá entrada gratuita nas sessões, quinta e sexta-feira

Os moradores de Encruzilhada do Sul e Rio Pardo vão ser contemplados com o projeto CineSolar, que está no Rio Grande do Sul e, pela primeira vez, será apresentado nos municípios da região. As atividades ocorrerão nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, respectivamente.

Serão exibidos nas sessões curtas-metragens brasileiros, o filme Rio 2 e um curta especial produzido por crianças e jovens estudantes locais e da região durante uma oficina on-line com temática socioambiental. Em Rio Pardo, a sessão faz parte da programação da Primavera dos Museus. O Grupo de Capoeira Alforria Brasil, com o Mestre Genézio, vai realizar uma apresentação voluntária de apoio em roda de capoeira.

LEIA TAMBÉM: “Marte um” é o filme que vai representar o Brasil no Oscar 2023

Publicidade

Nas sessões, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família. 

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona por meio de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

LEIA TAMBÉM: Filmes de streaming não vão concorrer ao Oscar no ano que vem

Publicidade

Além disso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em eletricidade. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre. Desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz a coordenadora e idealizadora do CineSolar, Cynthia Alario.

CineSolar

A sexta edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Meta e apoio das prefeituras de Encruzilhada do Sul e Rio Pardo, do Centro Regional de Cultura Rio Pardo, Cineclube Cultura Jorge Comassetto, Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) e Centro de Formação Divina Providência. É realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo. O Circuito Meta segue até o fim do ano com 94 sessões, em 40 municípios de 12 Estados brasileiros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Conheça os finalistas do 5º Festival Santa Cruz de Cinema

Em Encruzilhada do Sul, a Oficinema Solar on-line será voltada a crianças de 9 a 12 anos do Centro de Formação Divina Providência, na Vila da Fonte, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, nesta quinta. A sessão será às 18 horas (curtas-metragens) e às 19 horas (Rio 2), com entrada gratuita. As atividades ocorrem no Centro de Formação Divina Providência (Rua da Horta, 51, Vila da Fonte).

Para os moradores de Rio Pardo, a Oficinema será das 8h30 às 11h30 para jovens do Lar Mary Taranger, alunos da Escola Estadual Rio Pardo e de três escolas da região. Os filmes serão apresentados às 19 horas com a sessão de curtas, seguida do Grupo de Capoeira Alforria Brasil – Mestre Genézio às 19h30 e encerrando com Rio 2, às 20 horas. Os filmes serão exibidos na Praça Protásio Alves (Praça da Matriz) – Largo da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Em caso de chuva, a programação será realizada no salão paroquial.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Foi uma grata surpresa”, diz diretor de filme produzido na Unisc e premiado em Gramado

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.