O 1º Encontro de Saúde e Terapias Integrativas levou grande público à Praça da Bandeira durante o sábado. Dentro do evento também foi realizada a 13ª edição da Caminhada Rumo à Saúde e Bem-Estar, que percorreu as ruas do Centro com o objetivo de promover a prática de atividade física e os hábitos saudáveis. Ao longo do dia foram oferecidas outras atividades, além de serviços disponibilizados pelos parceiros e pelas secretarias municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte; Cultura; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Segurança Pública e Mobilidade Urbana e gabinete da prefeita.
De acordo com Fátima Siqueira, uma das organizadoras, a caminhada é realizada desde 2002. Durante a pandemia, porém, o grupo sentiu a necessidade de expandir o propósito para além da atividade física. “Nunca o ser humano olhou tanto para dentro, para seus medos, potencialidades e missão”, salientou. A partir disso, o evento cresceu e passou a lançar um olhar também para as questões mentais, emocionais e espirituais. “Esse encontro serve para agregar e unir essas pessoas e profissionais da área.”
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Parque do Trabalhador movimenta domingo em Santa Cruz
Publicidade
As práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) também ganharam destaque. Trata-se de recursos terapêuticos que podem auxiliar na prevenção de doenças e recuperação da saúde. Algumas das mais conhecidas são acupuntura, ioga, homeopatia, meditação e reiki, mas existem mais de 30 modalidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. A população teve a oportunidade de tirar dúvidas e aprender mais sobre o assunto com os profissionais no local.
Durante a tarde, aulas de ioga, lian gong e dança circular chamaram a atenção dos participantes e de quem passava no entorno do Palacinho. “Integrar é incluir, é não excluir nada. Tudo que vem para somar ao ser humano e à nossa evolução e expansão de consciência vem bem”, afirma Fátima. “Aqui tem pesquisa, tem ciência, mas também tem fé e religiosidade. Vamos desde o chá de marcela até a vacina.”
Agentes da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito atuaram no balizamento do trânsito durante a caminhada e acompanharam o evento no decorrer do dia.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prova com DNA santa-cruzense chega a 15 anos
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade