Encontro reúne prendas para falar sobre a importância da mulher no movimento tradicionalista

O Grupo Tradicionalista Caetana Gonçalves da Silva realizou, na noite de quinta-feira, 16, o encontro Chimarrão da Saudade no CTG Estância Alegre. O evento é realizado há 15 anos e reúne as prendas pilchadas para rodas de conversas sobre projetos futuros. Neste mês, o encontro aconteceu com o objetivo de falar sobre a importância da mulher no movimento tradicionalista, já que o tema da Semana Farroupilha deste ano são os 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. Além disso, uma integrante do grupo que atua na linha de frente do combate contra a Covid-19 foi homenageada.

A patroa e uma das fundadoras do Caetana, Zoraia Pereira, de 49 anos, explica que o nome do grupo homenageia a esposa de Bento Gonçalves. “Há 15 anos, decidimos fundar o grupo e não imaginávamos o que iríamos fazer pela sociedade”, comemora Zoraia. O grupo de mulheres começou a se reunir principalmente com o objetivo de realizar ações sociais, como o projeto Piazito, que reunia crianças em vulnerabilidade social para ter contato com a cultura gaúcha.

LEIA TAMBÉM: Gre-Nal de bombacha volta para combater o preconceito

“Fazíamos brincadeiras tradicionalistas com eles. Queríamos incentivar, porque nós crescemos dentro do CTG e sabemos que muda a realidade de muitas crianças”, contou Bruna Gabriela Cruz, de 27 anos, que é também uma das fundadoras. 

Publicidade

Silvane e Juju participaram do encontro

Além desse projeto, as “Caetanas” realizam ações no Hospital Santa Cruz, porém, estas encontram-se paradas em razão da pandemia. O grupo também participou de forma intensa na campanha Ame Juju.

Como forma de agradecimento, Silviane Bica Cardoso, mãe de Júlia, a Juju – que já recebeu o tratamento contra a atrofia muscular espinhal (AME) de tipo 1 – compareceu ao encontro da quinta-feira e frisou que o poder das mulheres é inquestionável. “Fiz questão de vir para agradecer todo o empenho. E para pedir que elas continuem com esse trabalho. Que o exemplo da Juju floresça cada vez mais forte no coração de cada uma”, disse Silviane.

LEIA TAMBÉM: Amor às tradições em mais uma Semana Farroupilha

Publicidade

Durante o encontro, a enfermeira e integrante do grupo, Deise Rosa da Silveira, que atuou na ala Covid do Hospital Santa Cruz, foi homenageada. “Pelo trabalho incansável no hospital, inclusive atendendo Caetanas nossas que se foram. Hoje a Deise nos representa demais”, salientou Zoraia. Como lembrança, ela recebeu o lenço vermelho que representa Anita Garibaldi. “Vou fazer por merecer a confiança”, agradeceu a enfermeira. 

Na última quinta-feira, a roda de conversa contou também com um bate-papo com a médica ginecologista Denise Müller, sobre a importância da vacinação contra o HPV. Além desse tema, falou-se também sobre a Campanha Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio. 

Enfermeira Deise foi homenageada

LEIA TAMBÉM: 14ª Região Tradicionalista realiza Geração da Chama Crioula

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.