Regional

Encontro reúne comissões emancipacionistas da região em Vale do Sol nesta quinta-feira

O 1º Encontro das Comissões Emancipacionistas do Vale do Rio Pardo, de 1991 a 1995, acontece nesta quinta-feira, 20, junto com o lançamento do livro Vale do Sol – Enfoques, parte 1 (período de 1987 a setembro de 1994). O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Vale do Sol, a partir das 17 horas, e vai reunir prefeitos, vices, presidentes das câmaras de vereadores e líderes emancipacionistas do município anfitrião, bem como de Sinimbu, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado, Mato Leitão, Vale Verde e Santa Cruz do Sul.

A data marca a criação oficial dos municípios de Vale do Sol, Sinimbu, Gramado Xavier, Mato Leitão e Passo do Sobrado, em 1992. A programação do encontro começa às 17 horas, com a recepção aos convidados. Às 17h10 ocorre o lançamento do livro Vale do Sol – Enfoques, parte 1, com textos de Ireno Finkler, Lídia Tondello Finkler e Verner Fritz Lindemann. Sob o selo da Editora Gazeta, a obra apresenta as publicações da coluna entre o período de outubro de 1987 a janeiro de 1994 no jornal Gazeta do Sul.

LEIA TAMBÉM: RGE realiza obras na rede elétrica de Vale do Sol para reforçar o sistema de energia

Ao longo de 127 páginas, é detalhada a evolução do processo que levaria à emancipação e, posteriormente, à criação do município. Desde os primórdios do movimento e os passos para votar no plebiscito até a escolha do nome “Vale do Sol” e as fontes de recurso após a separação de Santa Cruz do Sul. No pósfacio do livro, intitulado “Ireno Finkler não só escreveu a história; fez história”, o editor Romar Beling destaca que o autor introduziu, com seu senso de cidadania, reflexões sobre a realidade estadual, nacional e até internacional. “Questionamentos sobre a autonomia ou sobre a real independência brasileira, sobre os estágios da democracia em um país que muito recentemente voltara a viver a abertura política, após os anos de chumbo do Regime Militar, conduziam a um olhar ou posicionamento em busca da melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Nego promete dar sequência ao trabalho em Vale do Sol

A partir das 17h30 ocorre roda de conversas sobre fatos curiosos e detalhes das campanhas emancipacionistas e uma avaliação sobre vantagens e desvantagens das emancipações. O organizador do livro, Ireno Finkler, também realizará uma sessão de autógrafos no Restaurante Casarão, próximo à Câmara de Vereadores, com rodízio de pizza no valor de R$ 50,00. Reservas antecipadas pelo telefone 51 99604 1543.

LEIA MAIS DA REGIÃO

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais