Rio Pardo

Encontro promove integração entre trabalhadoras rurais em Rio Pardo

A sexta-feira, 28, foi de confraternização para cerca de mil mulheres de 12 municípios que participaram do segundo Encontro D’elas, alusivo ao Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura de Rio Pardo e patrocínio da JTI, Afubra, Sicredi, Sinditabaco, Aqualife e Cotrijal, teve como tema “Mulher, ressignifique suas vivências”. Além de lanches que foram distribuídos durante a manhã, as mulheres participaram de palestras, apresentações culturais e exposições de diversos produtos.

De acordo com a extensionista rural Kássia Brito Gonçalves, a programação foi voltada principalmente para trabalhadoras assistidas pela Emater. “As mulheres que cuidam do lar, da família e muitas vezes da lavoura puderam tirar um tempo para cuidar delas mesmas – tanto da saúde mental quanto da física e da sexual também”, salientou. Com o sucesso dos dois primeiros encontros, a meta é realizar o terceiro em outro município. “O encontro é itinerante e regional. O próximo está previsto para Venâncio Aires.”

LEIA TAMBÉM: Tatiana Möhler: o desafio de fazer a diferença na educação

Publicidade

O momento foi de dar visibilidade para as mulheres, destacou o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro. “Elas representam mais de 60% da população do Brasil. São trabalhadoras, movem a economia do País, do Estado e de todos os municípios”, enfatizou. Segundo ele, a ideia é que mais eventos voltados à população feminina sejam realizados no município. “É muito especial receber mais de mil mulheres de vários municípios. Estamos muito felizes com esse protagonismo e com certeza vamos promover outros momentos”, adiantou.

Mulheres deram uma pausa na rotina para confraternizar em grupo

Geovana: momento foi para socializar com mulheres produtoras de outras localidades | Foto: Alencar da Rosa

A produtora rural Geovana da Silveira, de Herveiras, prestigiou pela primeira vez o encontro junto com o grupo de mulheres do campo. “Eventos desse tipo são importantes porque as mulheres sempre têm serviços. Mas hoje é um dia para elas poderem sair de casa, se arrumar e socializar com outras mulheres”, comentou. Geovana falou também sobre o trabalho realizado pela Emater. “Nós temos um grupo de agricultoras e a Emater nos auxilia em diversas situações. Temos uma parceria muito boa”, comentou a produtora rural.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.