Entusiastas do basquete reuniram-se entre sexta-feira e esse domingo, 29, em Santa Cruz do Sul para mais uma rodada de partidas do Encontro Gaúcho Master. O evento ocorreu no Ginásio do União Corinthians. Participaram 130 atletas nas categorias 50+, 60+, 70+ e 80+.
Seis partidas foram realizadas durante o sábado. À tarde, jogadores com 60 anos ou mais do Sarandi/Rivera, do Uruguai, disputaram contra a Associação do Basquete de Porto Alegre (ABPA). A competição foi acirrada. Nos dois times, os atletas puderam mostrar suas habilidades nos passes, dribles e arremessos. Após muita correria, o ABPA consagrou-se vencedor, encerrando a partida por 65 a 30.
LEIA TAMBÉM: Ceisc União Corinthians despacha o Platense na despedida do Torneio Interligas
Publicidade
Apesar da derrota, o policial de Paysandú (Uruguai) Carlos Russo, de 59 anos, ficou feliz por fazer parte do encontro. Ele e os colegas viajaram 750 quilômetros até Santa Cruz e se surpreenderam com o município. “É uma cidade muito bonita, com um povo hospitaleiro. A organização do encontro foi muito atenciosa. Viemos aproveitar e participar”, afirmou. Para Russo, a paixão pelo basquete transcende a idade. Na sua opinião, o esporte contribui na preparação do corpo para a terceira idade.
Jogador do ABPA, Eurico Armando Moser Júnior, 67 anos, pratica basquete desde os 13 anos. Para o aposentado, formado em engenharia mecânica e com experiência em administração de empresas, o ponto alto do encontro é integrar os competidores mais experientes e estimular a prática do basquete. “É uma experiência que não tem preço”, afirmou. Destacou ainda que é uma oportunidade para sair de casa. “Aqui ganhamos vida. Quanto mais sério nós jogamos, mais rápido, mais queremos participar”, disse Moser, que ajudou a organizar o evento.
LEIA TAMBÉM: Pinheiral vence e abre vantagem na semifinal da Copa CFC Celso
Publicidade
O sábado encerrou-se com um jantar de confraternização no salão de festas do clube. Criado para estimular a prática do esporte, o Encontro Master conta com a chancela da Federação Brasileira de Basquete Master (FBBM). Além de Santa Cruz, as partidas ocorrem em Porto Alegre, Santa Maria e Sant’Ana do Livramento.
Conforme um dos organizadores, Fábio Henrique Storch, presidente do Bola Laranja, time do União Corinthians, o encontro teve a presença de jogadores que marcaram gerações e foram destaque nacional. “Nosso ímpeto é manter a prática do basquete e o reencontro de amigos, proporcionando momentos incríveis.”
LEIA TAMBÉM: Ajusc/Unisc é vice na categoria principal do campeonato do interior
Publicidade
O médico pediatra Wilson Roberto Juchem, de 84 anos, viajou de Santa Maria para competir no Encontro Master. Conhecido como Bibi, integra a Associação de Basquete no município, esporte que pratica há sete décadas. Iniciou aos 10 anos, estimulado por morar perto de um clube onde ocorriam as partidas. Um ano depois, viajou a Santa Cruz para participar do campeonato infantil de basquete. “Toda vez que visito a cidade tenho essa lembrança muito boa”, admitiu.
Desde lá, não parou mais. Como jogador, teve a oportunidade de competir em outros países, incluindo Argentina, Estados Unidos e Finlândia. Espera jogar em breve na Suíça. “Sou um privilegiado. Eu tive a sorte de nunca ter me machucado de forma séria.” Para Juchem, estar com esse grupo é revigorante. “É um momento de sair da rotina do trabalho e poder me divertir. E eu acredito que o basquete é um dos esportes mais saudáveis, que nos ensina a saber perder e ganhar, além de procurar corrigir os defeitos”, enfatizou o atleta.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.