Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NA UNIVERSIDADE

Encontro Interligas na Unisc traz orientações sobre saúde

A mesa de abertura reuniu representantes da universidade e das Ligas Acadêmicas 

Com objetivo de integrar ligantes e gerar conhecimento sobre as diversas Ligas Acadêmicas (LA) da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), foi realizado nessa sexta-feira o 1º Encontro Interligas. Durante a manhã, os participantes se reuniram no auditório do Memorial e participaram de uma apresentação conjunta sobre as 20 ligas de saúde da universidade. Já à tarde, montaram seus nichos de atividade no Centro de Convivência e disponibilizaram orientações em saúde para a comunidade acadêmica e externa. O evento contou com 160 inscritos. 

LEIA TAMBÉM: Encontro discute formas de combate aos abusos contra a população idosa

A vice-reitora da Unisc, professora Andréia Rosane de Moura Valim, explicou que as ligas são espaços onde os alunos aprofundam uma área específica do conhecimento que serve de subsídio nas escolhas profissionais posteriormente. “Temos estudantes de forma disciplinar e às vezes multidisciplinares que se debruçam para fazer ações de pesquisa e investigação e também ações na comunidade”, enfatizou. 
Ainda conforme a vice-reitora, as organizações acadêmicas foram estruturadas em 2006, quando a Unisc iniciou a implantação do curso de Medicina. “Desde aquele momento, as ligas se organizam isoladamente. Esse encontro foi pensado justamente para unir as ligas e trazer debates em torno da pluralidade de cada uma”, apontou. 

Publicidade

As ações das Ligas Acadêmicas não prestam assistência ao paciente no sentido terapêutico, mas promovem orientações em saúde, esclareceu a presidente da comissão organizadora do 1º Encontro Interligas da Unisc, professora Dulciane Nunes Paiva. “Consideramos as ações de fundamental importância; no entanto, muitas ligas não se conheciam. Então, nossa ideia foi de congregar as organizações configurando esse primeiro evento para que todos pudessem compartilhar as atividades entre si.” Além dela, formam a comissão os professores Camilo Darsie de Souza, Renita Baldo Moraes e Danielly Bulle.

Adquirir autoconhecimento em conjunto

Mesmo em ritmo de conclusão do curso de Fisioterapia, a estudante Bruna Eduarda Diehl não deixou de comparecer ao encontro. Ela é integrante da Liga de Fisioterapia Hospitalar (LAFHO), presidida por ela no ano passado. “O encontro das ligas é importante por causa da interdisciplinaridade. É um momento em que podemos nos conhecer, trocar ideias entre cada organização voltada para uma área específica”, destacou a acadêmica. Além disso, Bruna enfatizou que possibilita uma oportunidade para realização de projetos em conjunto. “Nós não tínhamos conhecimento das outras ligas; então, é uma oportunidade de construirmos conhecimentos juntos também”, acrescentou.  

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile