Categories: Regional

Encontro em Santa Cruz do Sul aborda compras institucionais

Cerca de 80 pessoas, entre agricultores familiares, extensionistas e lideranças locais e regionais, participam nesta quinta-feira do Primeiro Encontro Regional de Compras Institucionais, realizado no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul. O encontro é promovido pela Emater/RS-Ascar com o objetivo de aproximar entidades compradoras, gestoras e fornecedoras da agricultura familiar da região do Vale do Rio Pardo, buscando a ampliação e qualificação das compras institucionais. 

A programação do evento foi divida em três blocos, sendo o primeiro realizado durante a manhã, no qual o representante do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Dinanci Maia, expôs aspectos gerais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e compra dos produtos da agricultura familiar pelas instituições.

Em seguida, um grupo de Rio Pardo, coordenado pelo técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, João Gomes, apresentou a experiência com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O município utiliza atualmente 97% do recurso disponibilizado para a Programa em compras para a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, sendo a meta atingir 100%. “No começo tínhamos receio, não sabíamos como funcionava, valores da compra. Hoje, temos produtores que estão com uma qualidade de vida muito melhor, desenvolvendo a família, a lavoura e o município. Com o estímulo destes programas não penso em sair da agricultura”, relatou a jovem produtora de Rio Pardo, Daniela Fernanda Hermes.

Publicidade

Para a gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lucia Souza, é fundamental promover ações que incentivem a compra de produtos da agricultura familiar. “O PAA e o PNAE, são programas relativamente novos e que ainda tem muito a avançar. Por isso é importante promover encontros como esse, esclarecendo dúvidas e apresentando dados e alternativas para melhor orientar os envolvidos, sejam agricultores ou gestores”, ressaltou Lucia. Ainda no período da manhã, foi apresentado o levantamento das necessidades do PNAE e do PAA na região, e da Primeira Chamada Pública para compras da agricultura familiar pelas Forças Armadas.

Durante o intervalo para o almoço, ocorreu um “balcão dos negócios”, oportunidade para os agricultores exporem seus produtos aos gestores dos programas. Agora à tarde está acontecendo a apresentação das demandas institucionais e dificuldades encontradas pelos gestores, como a relatada pela assessora de alimentação escolar, do Programa Mais Educação e demais programas federais do 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Elisete Junqueira Loch, de que o valor repassado para a compra dos alimentos que integram a alimentação escolar é muito baixo, variando de R$0,30 para alunos dos ensinos fundamental, médio e educação de jovens e adultos (EJA) até R$1 para creches. “Os produtos da agricultura familiar possuem melhor qualidade nutricional. Contudo, essa qualidade tem custo um pouco maior e o valor repassado pelos governos é muito baixo, dificultando a compra desses alimentos”, relatou Elisete.

Para finalizar as atividades, os representantes das cooperativas apresentarão seus produtos para a comercialização nos programas em municípios da região e em seguida extensionistas da Emater/RS-Ascar apresentarão os produtos que podem ser ofertados para o PNAE, tanto por agroindústrias quanto por agricultores familiares.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.