Regional

Encontro do Sindilojas debate a projeção para o comércio de bens e serviços no segundo semestre

A edição mensal do Encontro com o Sindilojas traz a Santa Cruz do Sul o economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Oscar Frank. O encontro ocorrerá nesta quinta-feira, a partir das 18h45, na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP), com entrada franca. A pauta é a projeção para o comércio de bens e serviços para o segundo semestre, diante do cenário econômico nacional.

Segundo Frank, a economia surpreendeu neste ano. Não apenas o comércio de bens e serviços, mas todos os segmentos apontaram reação. “A volta das atividades presenciais, associada à demanda reprimida de alguns setores que mais sofreram com a pandemia, mais a alta das commodities, elevação do PIB nacional e medidas de expansão da economia contribuíram para isso”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Encontro do Sindilojas aborda tendências do varejo mundial

Publicidade

O economista avalia que as medidas de curto prazo de alívio à inflação, como a redução do ICMS, especialmente nos combustíveis, também serão cruciais para o crescimento econômico em curto prazo. “Há um pacote de ‘bondade’, com várias transferências sociais do governo federal que darão fôlego maior para o consumo, mas isso tudo terá reflexo no próximo ano.”

Aos varejistas, Frank destaca a importância da gestão de estoques, negociações com prestadores de serviços e bancos. Assim como a necessidade de permanecerem atentos aos índices de inadimplência e de concessão de crédito. “É preciso considerar ainda a reavaliação constante do mix de produtos e das estratégias utilizadas para cobrar devedores”, recomenda o palestrante.Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, a presença de Frank e a proximidade da entidade com a câmara porto-alegrense são de grande importância para o varejo regional. “Teremos acesso a informações relevantes, que ajudam na tomada de decisões”, justifica.

LEIA TAMBÉM: Serviços e Indústria puxam recuperação do emprego formal no Rio Grande do Sul

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.