Mulheres rurais de dez municípios do Vale do Rio Pardo participaram, nesta sexta-feira, 29, do 1º Encontro D’elas, realizado no Clube Cultural e Esportivo de Vera Cruz. Aproximadamente 500 produtoras participaram do evento promovido pela Emater/RS-Ascar, que aconteceu após dois anos de suspensão de atividades devido à pandemia. Participaram do encontro agricultoras de Vera Cruz, Gramado Xavier, Herveiras, Vale do Sol, Rio Pardo, Sinimbu, Encruzilhada do Sul, Passo do Sobrado, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.
A gerente regional da Emater, Lúcia Souza, conta que o evento superou as expectativas de público. “Tivemos até que limitar a 50 mulheres por município devido à capacidade do clube. Os temas são muito relevantes, como saúde, autoestima, sexualidade. Parece mentira, mas ainda tem muito preconceito para se falar em sexualidade nos dias de hoje”, coloca Lúcia. A gerente regional completa que, enquanto Emater, o objetivo é oportunizar momentos para que a mulher se conheça. “Tenho certeza que eventos como esse servem para fortalecer as mulheres, para que elas sejam protagonistas de suas próprias vidas e assim, consequentemente, será bom para toda família”.
LEIA MAIS: Mulheres rurais participam do Encontro Delas em Vera Cruz
Publicidade
O início do evento foi às 9 horas e o encerramento às 15 horas. Ocorreram atividades diversas, como dança, música, palestras e almoço. A previsão é de que o próximo seja realizado em Rio Pardo. O encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com o patrocínio do Sicredi Vale do Rio Pardo, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Vera Cruz, com o apoio das prefeituras de todos os municípios envolvidos e secretarias das áreas da agricultura e assistência social.
A produtora rural aposentada, Flávia Maehler, 65 anos, de Vila Terezinha, interior de Venâncio Aires, sempre participa de eventos oportunizados pela Emater. Além disso, ela conta que faz questão de incentivar outras mulheres. “Eu trouxe novas participantes hoje, viemos entre quatro. É muito bom porque a gente consegue sempre saber algo novo, sempre tem algo que a gente pode conhecer”.
Para a agriultora, é interessante aprender sobre saúde, culinária, entre outros temas. “Sempre digo para as mulheres: enquanto vocês conseguem sair, saiam, aproveitem esses eventos importantes que a Emater oferece. Tem que participar”, ressalta.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.