Regional

Encontro debate propostas para a superação da fome em Santa Cruz

Com o slogan “A fome voltou! Medidas já!”, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), promove nesta sexta-feira, 8, a 5ª Conferência Regional e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Vale do Rio Pardo. Será no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, com mais de 150 inscrições efetuadas.

O evento ocorre a cada quatro anos e o último foi realizado em 2019. O objetivo desta edição é promover um debate intersetorial, com participação de gestores da esfera governamental, sociedade civil, profissionais atuantes e interessados no tema, estudantes e comunidade em geral. O foco é a situação atual de insegurança alimentar e nutricional. Durante a conferência, deverão ser apresentadas diretrizes e propostas de políticas públicas para a superação da fome e da miséria, em consonância com a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável.

LEIA TAMBÉM: Relembre a história de ajuda aos necessitados da Oase, em Santa Cruz

Publicidade

Segundo a nutricionista da Secretaria de Habitação, Thais Oviedo Saraiva, o slogan “A fome voltou! Medidas já!” remete para a situação alarmante de agravamento da fome no País, um dos reflexos da pandemia. Ela cita o último Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado em junho de 2022, o qual afirma que, entre o último trimestre de 2020 e o primeiro deste ano, a insegurança alimentar subiu de 9% para 15%.

Ou seja, em pouco mais de um ano, 14 milhões de novos brasileiros passaram a conviver com a fome. “O atual cenário reflete inúmeros prejuízos, como a redução ou perda da renda familiar e, consequentemente, o acesso à alimentação básica”, avaliou.

LEIA TAMBÉM: Pandemia fez com que falta de comida afetasse mais 118 milhões em 2020

Publicidade

A programação da conferência teve início às 8 horas, com o credenciamento. Depois haverá um momento cultural com os alunos da Associação Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). A parte da manhã terá três painéis.

Painéis

O primeiro painel – “Histórico da Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Santa Cruz do Sul” – começa às 9h30, com explanação da nutricionista da Prefeitura, Tais Giordani Pereira. O segundo painel terá como palestrante o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, que falará sobre o projeto “Conexão Alimentar – Toneladas na Palma da Mão”.

Após intervalo para coffee break, Potira Preiss, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Regional da Unisc, apresentará o painel “A Fome Voltou: Desafios para a Garantia do Direito a uma Alimentação Adequada, Saudável e Sustentável”. À tarde, haverá discussão dos grupos de trabalho. A partir das 14h30, serão apresentadas e aprovadas as propostas na plenária e a votação dos delegados para a 8ª Conferência Estadual.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Metade dos venezuelanos refugiados que entram no Brasil decide ficar

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.