Com o slogan “A fome voltou! Medidas já!”, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), promove nesta sexta-feira, 8, a 5ª Conferência Regional e Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Vale do Rio Pardo. Será no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, com mais de 150 inscrições efetuadas.
O evento ocorre a cada quatro anos e o último foi realizado em 2019. O objetivo desta edição é promover um debate intersetorial, com participação de gestores da esfera governamental, sociedade civil, profissionais atuantes e interessados no tema, estudantes e comunidade em geral. O foco é a situação atual de insegurança alimentar e nutricional. Durante a conferência, deverão ser apresentadas diretrizes e propostas de políticas públicas para a superação da fome e da miséria, em consonância com a promoção do direito humano à alimentação adequada e saudável.
LEIA TAMBÉM: Relembre a história de ajuda aos necessitados da Oase, em Santa Cruz
Publicidade
Segundo a nutricionista da Secretaria de Habitação, Thais Oviedo Saraiva, o slogan “A fome voltou! Medidas já!” remete para a situação alarmante de agravamento da fome no País, um dos reflexos da pandemia. Ela cita o último Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado em junho de 2022, o qual afirma que, entre o último trimestre de 2020 e o primeiro deste ano, a insegurança alimentar subiu de 9% para 15%.
Ou seja, em pouco mais de um ano, 14 milhões de novos brasileiros passaram a conviver com a fome. “O atual cenário reflete inúmeros prejuízos, como a redução ou perda da renda familiar e, consequentemente, o acesso à alimentação básica”, avaliou.
LEIA TAMBÉM: Pandemia fez com que falta de comida afetasse mais 118 milhões em 2020
Publicidade
A programação da conferência teve início às 8 horas, com o credenciamento. Depois haverá um momento cultural com os alunos da Associação Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca). A parte da manhã terá três painéis.
Painéis
O primeiro painel – “Histórico da Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Santa Cruz do Sul” – começa às 9h30, com explanação da nutricionista da Prefeitura, Tais Giordani Pereira. O segundo painel terá como palestrante o secretário municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Everson Carvalho de Bello, que falará sobre o projeto “Conexão Alimentar – Toneladas na Palma da Mão”.
Após intervalo para coffee break, Potira Preiss, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Regional da Unisc, apresentará o painel “A Fome Voltou: Desafios para a Garantia do Direito a uma Alimentação Adequada, Saudável e Sustentável”. À tarde, haverá discussão dos grupos de trabalho. A partir das 14h30, serão apresentadas e aprovadas as propostas na plenária e a votação dos delegados para a 8ª Conferência Estadual.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Metade dos venezuelanos refugiados que entram no Brasil decide ficar
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade