Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMEMORAÇÃO

Encontro debate atividades para o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil

Foto: Albus Produtora

Rafael Gessinger foi o responsável pela apresentação com objetivo de alinhar as ações

Com a aproximação do início das comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, em 2024, um encontro realizado ontem apresentou orientações quanto à programação. A iniciativa surgiu a partir de um decreto do governo do Estado, que reuniu secretarias e busca projetar eventos e ações que possam homenagear a imigração e beneficiar a sociedade. 

O encontro ocorrido na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) reuniu representantes de entidades ligadas à preservação da cultura germânica, como professores, historiadores locais e regionais, integrantes das secretarias e coordenadorias de educação, religiosos e pessoas ligadas ao turismo e cultura. Também participaram membros da comissão local, formada pelo presidente, Paulo Trinks; o vice-presidente – representando a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo – Djalmar Marquardt e o representante da Secretaria Municipal de Cultura, Nasário Bohnen. 

O responsável por conduzir o evento foi o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Rafael Gessinger. Ele apresentou a logomarca das comemorações do Bicentenário e também o portal oficial de informações dos eventos. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rumo aos 200 anos: projeto da Gazeta vai abordar a colonização germânica

Os representantes das entidades puderam expor ideias que visam à mobilização de ações ligadas à cultura germânica. “O importante é que o diálogo está sendo feito. A alegria de estar em Santa Cruz é muito grande, devido à convivência amistosa e colaborativa. É uma região que está vibrando com a questão do Bicentenário, e a ideia é que 2024 possa ser um ano inteiro de cooperação”, comentou Gessinger. 

Segundo ele, um dos pontos altos da programação será o Concerto de Gala da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no dia 26 de julho de 2024, em Porto Alegre. O presidente anunciou ainda que Santa Cruz receberá uma apresentação em data a ser definida. “A notícia boa é que a comunidade poderá prestigiar o concerto com a formação plena da orquestra”, adiantou. Gessinger também apresentou o formulário, dentro do site do Bicentenário da Imigração Alemã, onde todas as pessoas interessadas poderão inserir eventos alusivos ao ano das comemorações. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Logomarca oficial e site do Bicentenário da Imigração Alemã são lançados

Programação vai ser construída em conjunto

Representantes municipais e integrantes da comissão local estiveram presentes na reunião realizada na Unisc. O secretário de Cultura, Marcelo Corá, avaliou o encontro como positivo. Segundo ele, o diálogo para construção coletiva das comemorações é o primeiro passo para o sucesso do Bicentenário. “O município está à disposição para engajar e sensibilizar a comunidade para que a cultura germânica esteja realmente em evidência durante todo o ano de 2024”, afirmou. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, também participou do encontro.

O presidente da Comissão local, Paulo Trinks, assegurou que Santa Cruz está se organizando para realizar um resgate histórico para celebrar a imigração. De acordo com Trinks, são 25 pessoas envolvidas nas subcomissões criadas com o objetivo de promover a reflexão sobre o tema e sua complexidade.

Publicidade

“Queremos fazer um resgate, buscando representantes de municípios vizinhos, que se desmembraram de Santa Cruz, para realizar uma pesquisa nas mais diferentes áreas. Inclusive, buscando depoimentos das pessoas mais antigas, e a partir disso criarmos um cronograma de ações festivas”, declarou. (*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul) 

LEIA TAMBÉM: Em 2024, completa-se 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes germânicos ao Estado; saiba mais

Comissão é formada por professores e pesquisadores ligados à cultura germânica

SAIBA MAIS

Mais informações sobre as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul podem ser acessadas no site www.bicentenarioalemao.rs.gov.br. Além de conhecer detalhes sobre o tema, o portal conta com o Formulário de Adesão, em que municípios e entidades podem realizar a inscrição de eventos para o ano de 2024, quando ocorrerão as comemorações

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.