Categories: Regional

Encontro debate altos índices de criminalidade nos Vales

Na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro buscou promover o debate a respeito da segurança pública no Vale do Rio Pardo e no Vale do Taquari. O evento em Venâncio Aires, foi um encontro histórico de políticos, (incluindo o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, o prefeito de Lajeado Marcelo Caumo e o secretário de segurança de Santa Cruz do Sul Henrique Hermany), promotores de justiça, juízes, lideranças da região e ainda servidores da Susepe.

A audiência no Fórum nesta manhã teve como objetivo debater os altos índices de criminalidade da região depois da implantação da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires. Wickert está há seis meses liderando o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE), onde atua de forma a unir os políticos e conquistar melhorias para as cidades da região. 

Agora unidos, os Prefeitos das três maiores cidades da região vão buscar alternativas para conseguir que o Governo do Estado cumpra com a sua parte do acordo ao instalar o presídio. Entre as principais reivindicações está o não envio de presidiários de outras cidades e regiões para Venâncio Aires e ainda o destravamento na criação da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional que possa gerenciar os presos que cumprem pena nas penitenciárias dos Vales.

Publicidade

Há dois anos em tramitação, a criação da VEC está na Assembleia Legislativa e depende dos trâmites legais para ser aprovada e instalada em Santa Cruz do Sul. O grupo que debateu as dificuldades com o Juíz João Goulart Borges, destacou a necessidade da Vara para a diminuição do remanejamento de presos, principalmente da região metropolitana. Ao se pronunciar, Wickert destacou a união dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário com intuito de encontraram um caminho para a crise da segurança pública na região e lembrou da necessidade de se manter tencionada a relação para que se possa obter resultados ainda mais rápidos. “Precisamos manter esta união para que possamos dar respaldo uns aos outros e puxarmos a frente deste trabalho que é conquistar a VEC de vez para a região e impedir que o crime organizado se alastre em nossas cidades”, disse o gestor venâncio-airense ao lembrar que as maiores cidades dos Vales já sofrem com facções e grupos organizados oriundos da região metropolitana.

Caumo aproveitou para reafirmar que o município de Lajeado está disposto a cumprir todos os compromissos políticos necessários para conseguir a liberação da Vara de Execuções Criminais e ainda buscar que o Estado cumpra com sua parte acordada quando da instalação do Presídio de Venâncio Aires. O Governo se comprometeu em não enviar presos de fora da região, em ceder a área do antigo Instituto Penal de Mariante para que o município fizesse um novo Distrito Industrial e ainda em instalar um Batalhão de Policiamento Rodoviário na região do atual presídio.

Após o encontro com os políticos, as lideranças do poder judiciário permaneceram no Fórum para aprofundar mais detalhes dos pedidos dos gestores, que foi oficializado em um documento assinado pelos prefeitos Wickert, Caumo e ainda Telmo Kirst, de Santa Cruz do Sul, que no ato estava representado por Hermany. O manifesto dos políticos apontou as estatísticas criminais da região e pediu aos órgão públicos estaduais um posicionamento sobre a situação.

Publicidade

Na próxima semana, o grupo deve voltar a se reunir, desta vez em Porto Alegre com a mesa diretora da Assembleia Legislativa. O objetivo é saber a real situação da tramitação da VEC e tentar agilizar o andamento do processo. Os Prefeitos querem ainda se encontrar com representantes do Governo do Estado. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.