Regional

Encontro de Terno de Reis encanta o público em Passo do Sobrado

O centro de Passo do Sobrado ficou lotado na noite de sábado, 6, para o já tradicional Encontro de Terno de Reis. O evento, que ocorre desde 1992, ano em que o município foi emancipado, contou com a apresentação de oito grupos em um palco montado na Praça da Emancipação, em frente à Câmara de Vereadores.

Com as tradicionais canções que ultrapassam gerações, os grupos encantaram as famílias, que levaram cadeiras para se acomodar na rua fechada. A abertura ficou por conta do grupo Estrela Dalva, de Vera Cruz. Liderados pela gaiteira Alcenira, os músicos, caracterizados como os reis magos, animaram o público.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: tradição da bênção do Terno de Reis é mantida em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Além de Passo do Sobrado e Vera Cruz, grupos de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Rio Pardo também se apresentaram. Uma das atrações mais aplaudidas foi o grupo Os Mensageiros da Paz, da localidade de Cerro da Boa Esperança, no interior de Passo do Sobrado.

Local das apresentações, na frente da Câmara de Vereadores, ficou lotado de famílias
Gaiteira Alcenira liderou o grupo Estrela Dalva, caracterizado como os reis magos. Palco foi montado na Praça da Emancipação

Formado por três meninos, mostrou que a nova geração quer manter viva a tradição do Terno de Reis. Os irmãos Handriel, de 8 anos, e Hemanuell, de 11, junto do amigo Michel, de 9, acompanhados da mãe dos dois primeiros, Alice Severo, 28, animaram o público. “Viemos hoje na apresentação e também saímos com eles pelas casas em Passo do Sobrado e Vale Verde, cantando o Terno de Reis. Muitas pessoas nos mandam mensagens e pedem para levarmos as crianças para que se apresentem nas residências deles”, disse Alice.

LEIA TAMBÉM: ‘Oh de casa, nobre gente’: você conhece a tradição do Terno de Reis?

Publicidade

O marido dela, Éberson Rodrigues, de 32 anos, falou do incentivo à música desde cedo. “É muito importante. Sempre incentivamos, levamos para fazer curso e se apresentarem. Música faz bem”, disse o pai dos dois meninos, que tocam gaita e violão.

Tradição

Conforme a coordenadora de cultura da Prefeitura, Tatiane Thiesen, o Terno de Reis em Passo do Sobrado é uma tradição. “As famílias acreditam que depois do Terno de Reis, elas ficam abençoadas para seguir o ano”, disse ela, que foi a apresentadora do evento.

LEIA TAMBÉM: Tradições de Natal que são passadas de geração em geração

Publicidade

Presente no encontro, o prefeito Edgar Thiesen salientou a importância de manter viva a tradição. “É um evento que acontece desde 1992. Neste ano, resolvemos incrementar, colocando uma feira com produtores e artesãos locais, além do sorteio da promoção Compre Aqui, Ganhe Aqui, que distribuiu prêmios aos consumidores locais, e ainda a grande queima de fogos ao final. Com certeza, é um evento que marca um bom início de ano no nosso município.”

Thiesen: tradição precisa ser mantida
Tatiane: famílias acreditam que ficam abençoadas para o ano

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.