O resgate cultural e a busca pela manutenção das tradições irão dar o tom para um evento especial na programação da 37ª Oktoberfest. É o Encontro de Sociedades, que no dia 15 de outubro, sábado, será um dos pontos altos da Festa da Alegria. A celebração começará às 14 horas, com recepção no pórtico do Parque da Oktoberfest, desfile seguido de exposição das bandeiras e o baile no Pavilhão Central.
LEIA MAIS: 37ª Oktoberfest: um evento para reunir a família e festejar a tradição
Conforme um dos coordenadores de Cultura e Folclore da 37ª Oktoberfest, Pedro Thessing, que atua juntamente com Mártin Goldmeyer e Nestor Raschen, o objetivo é levar para dentro do contexto da festa, algo que sempre fez parte da tradição germânica nas comunidades. “Precisamos resgatar e fortalecer uma coisa que existe, mas que talvez em algum momento deixou de ter a devida visibilidade. E nessa grandiosa festa que é a Oktober temos a oportunidade de fazer um trabalho de resgate do passado, mostrando para os mais jovens, por exemplo, a essência da cultura alemã”, assegura.
Publicidade
Os convites para as sociedades ainda estão sendo enviados. A estimativa é de que entre 30 e 50 comunidades marquem presença. “As únicas exigências são para que as sociedades levem as suas bandeiras e que tenham um número mínimo de sócios. Vai ser uma reunião, um grande encontro para que as pessoas possam se divertir e celebrar a cultura germânica”, frisa Thessing.
LEIA TAMBÉM: Kleine Schnitzel é o prato vencedor do concurso gastronômico da Oktober
A tradição
Em Santa Cruz do Sul existem sociedades com mais de 100 anos de atuação. Os encontros ocorrem em comunidades do interior, aos sábados ou aos domingos, com as pessoas se reunindo para jogar bolão, loto e cartas, bem como para dançar. No embalo de muita música germânica, a iniciativa visa preservar a cultura dos antepassados, através dos jogos e da confraternização.
Publicidade
Olímpiadas rurais retornam
Assim como o Encontro de Sociedades promete atrair olhares de quem circular pela Festa da Alegria, uma atração já consagrada também vai garantir entretenimento para o público. É a Olímpiada Rural, que neste ano abrilhantará os três domingos da 37ª Oktoberfest. Os oito clubes participantes, que fazem parte da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc), vão disputar as modalidades de bolão de mesa, bolão de bola presa, corrida de carrinho de mão, corrida de saco, jogo Schafkopf e também competições de serrar lenha, trocar roda de carroça, cabo de guerra e corrida da colher. Nos primeiros dois domingos de festa, 9 e 16 de outubro, ocorrem as semifinais das modalidades. A grande final está marcada para o último domingo, dia 23 de outubro.
A 37ª edição da Festa da Alegria, promovida pela Associação das Entidades Empresariais (Assem), com apoio do Município de Santa Cruz, ocorrerá de 6 a 9, 11 a 16 e de 20 a 23 de outubro no Parque da Oktoberfest.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!